FUTUROS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – ESTÓNIA (I)

20 Outubro, 2003 at 8:52 am

Os primeiros vestígios de actividade humana remontam ao VIII milénio A.C., tendo, em meados do III milénio A.C. chegado do Leste as tribos finno-úgricas (etnicamente próximas dos finlandeses) que se misturaram com os antecessores dos povos bálticos já instalados. Os estónios habitam a sua terra há 5000 anos, sendo um dos povos mais antigos da Europa.

O primeiro registo da Estónia data de 1154. Até aos finais do século XII a Estónia tinha conseguido repelir as tentativas dos escandinavos e dos Antigos Russos de conquistarem e dominarem a região; tendo, nessa altura, as primeiras cruzadas germânicas atingido o Leste. A Estónia foi conquistada em 1227 pelos cruzados, iniciando-se então o desenvolvimento de tipo europeu. A Estónia foi dividida entre a Dinamarca, a Ordem Livónia e os bispos de Tartu e de Saare-Lääne.

Em 1523 a Reforma chegou à Estónia, as cidades converteram-se ao luteranismo, apesar de, no campo, se conservar o catolicismo. É desta época, em 1525, que data a primeira publicação conhecida na língua estónia. Em 1558, a Estónia foi invadida por tropas russas que venceram os pequenos Estados divididos (Guerra da Livónia, da Rússia contra a Dinamarca, Polónia e Suécia, pelo acesso ao mar Báltico). Em 1559, o bispo de Saare-Lääne vendeu as suas propriedades à Dinamarca, em 1561 o Norte da Estónia foi cedida à Suécia, tendo o Sul sido anexado à Polónia. Em consequência das guerras polaco-suecas, em 1629 toda a Estónia continental foi ocupada pela Suécia.

Os russos conquistaram a Estónia em 1710; em 1721, com o Tratado de Paz de Nystad, a Estónia passou oficialmente a fazer parte da Rússia.

O início do movimento de “despertar” nacional foi marcado pelas petições às autoridades centrais russas e, sobretudo, pelas grandes acções nacionalistas: uma colecta para o estabelecimento do colégio popular estónio (Escola de Aleksander de Estónia), os festivais da canção (desde o ano 1869), a recolha e o estudo de folclore. Em 1884, a Associação dos Estudantes Universitários Estónios inaugurou a bandeira azul-preto-branco que viria a ser a bandeira nacional da Estónia.

[430]

Entry filed under: Novos países União Europeia.

UNIÃO EUROPEIA – 1953 HOTEL SAVOY e REIDS PALACE


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: