FUTUROS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – ESTÓNIA (I)
Os primeiros vestígios de actividade humana remontam ao VIII milénio A.C., tendo, em meados do III milénio A.C. chegado do Leste as tribos finno-úgricas (etnicamente próximas dos finlandeses) que se misturaram com os antecessores dos povos bálticos já instalados. Os estónios habitam a sua terra há 5000 anos, sendo um dos povos mais antigos da Europa.
O primeiro registo da Estónia data de 1154. Até aos finais do século XII a Estónia tinha conseguido repelir as tentativas dos escandinavos e dos Antigos Russos de conquistarem e dominarem a região; tendo, nessa altura, as primeiras cruzadas germânicas atingido o Leste. A Estónia foi conquistada em 1227 pelos cruzados, iniciando-se então o desenvolvimento de tipo europeu. A Estónia foi dividida entre a Dinamarca, a Ordem Livónia e os bispos de Tartu e de Saare-Lääne.
Em 1523 a Reforma chegou à Estónia, as cidades converteram-se ao luteranismo, apesar de, no campo, se conservar o catolicismo. É desta época, em 1525, que data a primeira publicação conhecida na língua estónia. Em 1558, a Estónia foi invadida por tropas russas que venceram os pequenos Estados divididos (Guerra da Livónia, da Rússia contra a Dinamarca, Polónia e Suécia, pelo acesso ao mar Báltico). Em 1559, o bispo de Saare-Lääne vendeu as suas propriedades à Dinamarca, em 1561 o Norte da Estónia foi cedida à Suécia, tendo o Sul sido anexado à Polónia. Em consequência das guerras polaco-suecas, em 1629 toda a Estónia continental foi ocupada pela Suécia.
Os russos conquistaram a Estónia em 1710; em 1721, com o Tratado de Paz de Nystad, a Estónia passou oficialmente a fazer parte da Rússia.
O início do movimento de “despertar” nacional foi marcado pelas petições às autoridades centrais russas e, sobretudo, pelas grandes acções nacionalistas: uma colecta para o estabelecimento do colégio popular estónio (Escola de Aleksander de Estónia), os festivais da canção (desde o ano 1869), a recolha e o estudo de folclore. Em 1884, a Associação dos Estudantes Universitários Estónios inaugurou a bandeira azul-preto-branco que viria a ser a bandeira nacional da Estónia.
[430]
Entry filed under: Novos países União Europeia.



