O VÍCIO DOS “BLOGUES” (III)

3 Outubro, 2003 at 8:37 pm 1 comentário

Finalmente, temos a outra faceta (o “reverso da medalha”): o “vício” de ler os outros “blogues”, nomeadamente no sentido da necessidade de conhecimento dos outros e da procura de partilha da pertença a um grupo. Para que o “bloguista” possa sentir-se integrado nesta espécie de “comunidade”, tem absoluta necessidade de saber quais os temas que se “discutem” em cada dia, de forma a que lhe seja possível fazer o intercâmbio de ideias e participar de forma activa nesse debate.

Acaba por se formar (implicitamente) um género de “tertúlia”, a que não queremos faltar; não obstante o anonimato de muitos “blogues”, vamos criando, aqui e ali, “amizades virtuais” com os autores com que mais nos identificamos e que, quase sem darmos por isso, acabamos por sentir a necessidade de visitar a cada dia que passa.

Cada vez mais (e à medida que a lista de “favoritos” se vai “adensando”), o “ovo de Colombo” traduzir-se-ia na “invenção” de uma forma de conciliar o “vício” com o (escasso) tempo disponível (isto para além de todas as outras actividades prioritárias, desde logo as profissionais, mas também o tempo para a família, para os amigos, para ler, para ir ao cinema ou ao futebol, finalmente, até para ver televisão…).

P. S. A propósito do “vício”, leia-se esta “entrada” do Desejo Casar!!!

[342]

Entry filed under: Blogosfera.

O VÍCIO DOS “BLOGUES” (II) HÓQUEI EM PATINS – PORTUGAL FINALISTA MUNDIAL

1 Comentário

  • 1. claudia bia  |  22 Novembro, 2003 às 10:13 pm

    Leonel, prometi e vim ler tudo… há alguns meses, mandei uma espécie de questionário para alguns blogueiros que conhecia, já, no começo da minha blog-vida… a experiência de alguns deles, que acabou sendo a minha, é que a gente começa escrevendo para si, sobre si, sem muito compromisso. E logo quer ser lido e passa a escrever para os outros. Dentro de linhas e temas pessoais, mas querendo resposta. Daí os comentários serem tão importantes. Um dia com o sistema de comentários fora do ar enlouquece os usuários!
    Até aí, é normal, humano, e eu me pego querendo que as revistas (as de papel, mesmo) fossem interativas, para que eu pudesse comentar assim que leio alguma matéria ou carta de leitor. A gente passa a ter uma nova maneira de lidar com a palavra escrita, o que é bom, pode ser o começo do final da ditadura da imprensa. Talvez…
    O que mais me impressiona, por outro lado, é o reflexo captado das pessoas. Nunca vou compreender quem acha que a “vida virtual” não é vida. Amizades, ciúmes, conflitos… tudo representado nos círculos que se formam, para o bem e para o mal. Além da auto-obrigação de publicar e de ler blogs, a gente passa a acompanhar afinidades e antipatias, nas entrelinhas ou explicitadas, mesmo. Somos humanos sempre, online ou offline! E já escrevi demais aqui, desculpa! Um beijo!
    claudia bia | Homepage | 10.06.03 – 11:14 pm | #


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: