MUNDIAL 2006 – "ANTEVISÃO"

30 Junho, 2006 at 2:50 pm Deixe um comentário

O título é falacioso, uma vez que a conclusão desta breve nota é simplesmente a seguinte: “Nesta fase da competição – dado o equilíbrio generalizado e os condicionalismos particulares de uma prova a eliminar, num só jogo, com a vitória a poder definir-se com base em “detalhes” – parece-me absolutamente inviável prever o que acontecerá em cada uma das partidas a disputar até à Final!…”

Esclarecido isto, estando presentes nesta fase da prova as 6 selecções que já alcançaram o título de Campeão do Mundo (para além do Uruguai), naturalmente Portugal e Ucrânia surgem como “outsiders”… mas nem por isso menos candidatos que os restantes!

Senão vejamos, jogo a jogo:

Alemanha – Argentina

À partida, não obstante ser o país organizador – e uma potência clássica do futebol -, e em particular devido às fracas prestações nos jogos de preparação, a Alemanha não parecia ser a equipa mais convincente, ou, por outras palavras, tão convincente que se pudesse apostar firmemente nela como provável Campeã do Mundo. De jogo para jogo, a equipa tem vindo a crescer de rendimento, ganhando confiança e, depois de 4 vitórias consecutivas, a sua “cotação” subiu imenso. Favorita no jogo desta tarde? Talvez não…

A Argentina perfilava-se como uma das mais sólidas selecções, o que seria reforçado particularmente com a esmagadora vitória frente à Sérvia e Montenegro. Depois, o nulo frente à Holanda e as dificuldades frente ao México vieram refrear os ânimos. Contudo, na hora da verdade, já a partir de hoje, não está – de modo nenhum – fora de questão que os argentinos acabem com as expectativas alemãs.

Itália – Ucrânia

Sobre o estilo e a forma de jogar da Itália, estamos perfeitamente elucidados. A vitória frente à Austrália é um cabal exemplo de até onde pode ir esta selecção, sempre uma temível candidata em qualquer competição.

Mas, nesta eliminatória, quem poderá garantir que não venha a ser vítima das suas próprias armas, “às mãos” da estreante Ucrânia?

Inglaterra – Portugal

Pelo peso da tradição (em termos globais), talvez os ingleses beneficiem de algum favoritismo.

Mas, por outro lado, até que ponto não estarão os ingleses algo receosos (“desconfiados”? descrentes?) face aos insucessos recentes nas partidas com Portugal?

Da nossa parte, até que ponto conseguiremos suprir a falta de Deco? Depois de 4 vitórias consecutivas, continuará a equipa a revelar “estofo” para resistir à pressão de uma competição tão exigente e prolongada, com sucessivos e “titânicos” embates com as melhores selecções do mundo?

Brasil – França

Vistos os jogos da Fase Grupos, a previsão do desfecho desta partida pareceria fácil e imediata: vitória inequívoca do Brasil.

A equipa brasileira dá a sensação de jogar o “q.b.2 e de dispor sempre de “trunfos na manga” para qualquer eventualidade; se defrontar um adversário mais exigente, adaptará o seu desempenho em conformidade e continuará a vencer com a facilidade revelada nas 4 partidas disputadas até ao momento.

Mas, depois da afirmação de capacidade, vontade e crença da selecção francesa contra a Espanha, a previsão complicou-se bastante. Será assim tão evidente o favoritismo do Brasil? Nas últimas vezes que se defrontaram, em 1986 e 1998, foram os franceses a “fazer a festa”…

Concluindo, espera-se uma melhoria no espectáculo proporcionado por estas equipas, que são neste momento as melhores selecções do mundo. E, como diria alguém famoso nos meandros do futebol: “Prognósticos só no fim!”…

Entry filed under: Mundial 2006.

"BLOGUES E LIVROS: CÚMPLICES OU RIVAIS?" MUNDIAL 2006 – 1/4 FINAL – ALEMANHA – ARGENTINA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Junho 2006
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: