PORTUGAL – MÉXICO – "ANTES DO JOGO"

21 Junho, 2006 at 10:30 am Deixe um comentário

O seleccionador nacional, Luís Felipe Scolari, anunciou já que os (5) jogadores portugueses punidos com cartões amarelos não iniciarão o jogo (Nuno Valente, Costinha, Deco, Cristiano Ronaldo e Pauleta), sendo de prever que venham a ser substituídos por Paulo Ferreira, Petit, Tiago, Simão Sabrosa e Nuno Gomes.

Já aqui o tinha escrito e reafirmo: em minha opinião, a selecção portuguesa só teria a ganhar se, no jogo de hoje, substituísse ainda mais jogadores (se possível, até os 11!).

Humberto Coelho fê-lo no EURO 2000, no terceiro jogo da fase grupos, jogando com a Alemanha com os “reservistas”, obtendo um resultado “esmagador” de 3-0, então com 3 golos de Sérgio Conceição.

Porque acho que Portugal deveria mudar por completo a equipa:

– porque o Mundial compreende (para quem chegar até ao fim…) 7 jogos em apenas 1 mês; que se transformam em 6 jogos nas últimas 3 semanas… e, neste momento, em 5 jogos em apenas 19 dias; é portanto fundamental fazer a “gestão de esforço” e, na medida do possível, preservar ao máximo a condição física dos elementos preponderantes da equipa;

– porque, obviamente, não faz sentido arriscar a que jogadores já com um cartão amarelo possam vir a ser suspensos para o jogo dos 1/8 Final;

– porque subsiste sempre o risco de lesões;

– porque se dará ritmo de jogo, e, sobretudo, confiança, aos jogadores menos utilizados – que, se integram o lote dos seleccionados, é porque têm valor para tal! -, assim reforçando também o espírito de grupo;

– porque esses jogadores terão a motivação extra de pretender “mostrar serviço”, afirmando-se como opções válidas para a titularidade na fase decisiva da competição;

– finalmente, porque o jogo com o México não é a partida essencial desta prova; nada nos garante que – mesmo na hipótese de perdermos o 1º lugar (o que, aliás, poderia acontecer mesmo se jogassem todos os habituais titulares…) – o adversário dos 1/8 Finais seja mais acessível; Argentina e Holanda apenas jogam às 20 horas, podendo, nomeadamente os argentinos “escolher” o adversário.

Aliás, não me parece de todo líquido que uma destas duas equipas possa ser considerado um opositor “preferencial”; nesta fase da competição, não valerá muito a pena pretender estar a fazer “escolhas”; Portugal tem de estar preparado para defrontar qualquer oponente. Por outro lado, numa perspectiva de evolução da prova, caso a selecção portuguesa vença o Grupo, teoricamente terá fortes probabilidades de – caso atinja essas fases mais avançadas – encontrar a Inglaterra nos 1/4 Final… e o Brasil nas 1/2 Finais.

Em conclusão, e em minha opinião, o jogo de hoje nada terá de decisivo e o risco de jogar com os habituais “suplentes” é mínimo.

Tem a palavra Scolari…

P. S. Os responsáveis da plataforma Weblog.com.pt anunciaram uma intervenção técnica para esta tarde, que privará os utilizadores de publicarem novos textos, devendo os blogues ficar inacessíveis durante um período que se espera seja o mais reduzido possível. O “acompanhamento” do Portugal-México ficará portanto condicionado por esta situação.

Entry filed under: Mundial 2006.

FESTA DOS TABULEIROS (VI) MUNDIAL 2006 – GRUPO D – 3ª JORNADA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Junho 2006
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


<span>%d</span> bloggers like this: