FESTA DOS TABULEIROS (VI)

21 Junho, 2006 at 8:48 am Deixe um comentário

“Tomar tem a originalidade de ter feito convergir a sua festa para o culto do Espírito Santo na concepção de Pentecostes, sem abdicar da herança naturalista milenar e pagã das origens.

Por isso, ante os nossos olhos felizes e comovidos e os olhos surpreendidos e extasiados de quem nos visita, assistimos hoje ao passar do longo e garrido cortejo onde as centenas de altos tabuleiros à cabeça das raparigas são um hino de cor e de alegria, entre espigas e flores, encimados por coroas que levam no topo a pomba do Espírito Santo ou a Cruz de Cristo, precedidas das coroas do Império e dos estandartes das irmandades por entre a vozearia do povo e a alacridade das músicas.

Tomar soube conservar e manter a tradição festiva herdada do paganismo celta e lusitano-romano e conciliá-la com o culto cristão do Espírito Santo.

Em moldes completamente diferentes se fixaram as festas do Espírito Santo iniciadas em Alenquer pelos reis Isabel e Dinis, estendidas pelo país fora e transportadas para as ilhas e ultramar, tal como ainda hoje se praticam em Sintra e nos Açores.”

“Como começaram as Festas dos Tabuleiros”, J. A. Godinho Granada, “O Templário”, 02.06.05

Entry filed under: Tomar.

MUNDIAL 2006 – 1/8 FINAL – 1/4 FINAL – 1/2 FINAIS – FINAL PORTUGAL – MÉXICO – "ANTES DO JOGO"

Deixe um comentário

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Junho 2006
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.