MUNDIAL 2006 – CONVOCATÓRIA

15 Maio, 2006 at 11:58 pm Deixe um comentário

Luís Felipe Scolari, seleccionador de Portugal, anunciou hoje a convocatória para o Campeonato do Mundo de Futebol:

Guarda-Redes – Bruno Vale, Quim e Ricardo

Defesas – Miguel, Paulo Ferreira, Ricardo Costa, Ricardo Carvalho, Fernando Meira, Nuno Valente e Marco Caneira

Médios – Petit, Maniche, Costinha, Tiago, Deco, Hugo Viana, Cristiano Ronaldo, Figo, Luís Boa Morte e Simão Sabrosa

Avançados – Hélder Postiga, Nuno Gomes e Pauleta.

O Benfica é a equipa com mais jogadores convocados (4): Quim, Petit, Simão Sabrosa e Nuno Gomes. Segue-se o Chelsea (3): Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e Maniche. O Sporting (Ricardo e Marco Caneira) e Valencia (Miguel e Hugo Viana) cedem 2 jogadores.

Os restantes convocados provêm de 12 clubes diferentes: FC Porto (Ricardo Costa); E. Amadora (Bruno Vale), Barcelona (Deco), D. Moscovo (Costinha), Everton (Nuno Valente), Fulham (Luís Boa Morte), Inter Milan (Figo), Lyon (Tiago), M. United (Cristiano Ronaldo), Paris St.-Germain (Pauleta), Saint-Etienne (Hélder Postiga) e Stuttgart (Fernando Meira).

Em termos totais, 15 dos 23 convocados chegam de campeonatos estrangeiros: 6 de Inglaterra; 3 de Espanha e França; e 1 de Itália, Alemanha e Rússia.

Em relação aos jogadores há dois anos seleccionados para o EURO2004, assinalam-se as ausências de Moreira, Fernando Couto, Jorge Andrade, Beto, Rui Jorge e Rui Costa, substituídos por Bruno Vale, Fernando Meira, Ricardo Costa, Marco Caneira, Hugo Viana e Luís Boa Morte.

Esta foi uma convocatória praticamente sem surpresas e relativamente consensual. As únicas dúvidas relacionavam-se com a escolha do “3º guarda-redes” (tendo Scolari, coerentemente com o adoptado em 2004, optado por um jovem, Bruno Vale, que participará também, a partir da próxima semana, no Europeu de Esperanças) e do defesa central que substituirá Jorge Andrade, tendo a opção recaído em Ricardo Costa (único jogador do FC Porto seleccionado), beneficiando da sua polivalência, morfologia e juventude.

Para além das opções por Costinha e Maniche (com pouco ritmo competitivo, mas em quem Scolari confia plenamente a nível de inserção no espírito de grupo), a única grande polémica que se gerou relaciona-se com a ausência de Ricardo Quaresma (convocado para a selecção de Esperanças).

Em relação a esta questão, a minha opinião é que haverá algum exagero; em termos absolutos, Quaresma poderia integrar a selecção… caso ela não dispusesse já de jogadores como Deco, Cristiano Ronaldo, Figo e Simão Sabrosa, contexto em que dificilmente Quaresma conseguiria conquistar o seu espaço.

Se considerarmos que o seu concorrente directo seria Luís Boa Morte, Scolari optou, de forma coerente, por quem mais provas lhe tinha dado (e que tinha já ficado na “antecâmara” do EURO2004, então substituído “à última hora” por Maniche); em relação a Hugo Viana, este beneficiou das suas características de maior polivalência.

Acresce que, nas (escassas) oportunidades em que Quaresma foi “testado” na selecção, não correspondeu às expectativas, tendo passado “ao lado” do jogo (como aconteceu, no Campeonato, em algumas partidas com os principais competidores do FC Porto); ninguém colocará em causa a sua qualidade técnica, a magia de alguns dos seus lances; nesta convocatória em concreto, foi penalizado pela necessidade de se mostrar mais consistente ou constante.

Tal como João Moutinho, Custódio, Manuel Fernandes ou Hugo Almeida, também Quaresma terá ainda oportunidade de se afirmar, para já, no Europeu de Esperanças, antes de conquistar um lugar na selecção principal.

Anúncios

Entry filed under: Desporto. Tags: , .

MUNDIAL 2006 (CXXIV) – 2002 JÁCOME RATTON (II)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Maio 2006
S T Q Q S S D
« Abr   Jun »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: