"PORTUGAL ALÉM-MINHO"

13 Abril, 2005 at 12:35 pm

Luar na Lubre, Fórum Lisboa, 8 Abril

“O concerto dos galegos Luar na Lubre no Fórum Lisboa tinha como grande curiosidade a apresentação da nova vocalista, a portuguesa Sara Vidal. Uma melancolia portuguesa já se estendia à Galiza, mas agora essa influência a sul é mais nítida: Sara Vidal, grande cantora (e que grande descoberta!), carrega a alma do fado. A intenção de sublinhar a influência portuguesa para melhor definir a identidade galega dos Luar na Lubre está mais consolidada. Mas o trunfo do triunfo na noite de sexta revelou como outro talento a sua perfeita integração nas canções da Galiza profunda (e na sua linguagem). Também ela, como qualquer um de nós, é um pouco galega.

Da tristeza à alegria, bastam uns segundos. E do norte sopram ventos de folia mais bárbara que dominam os instrumentais e que deviam convidar à dança da multidão se não fosse o empecilho das cadeiras que deixam o espectador na cómoda timidez. Também desfilaram harmonias outonais com a mesma proveniência celta (como a belíssima “Chove en Santiago”, baseada num poema galego de Garcia Lorca, ou “Tu Gitana”, de José Afonso), com aquele toque meio pop, meio ambiental. As imagens insípidas e meramente ilustrativas que não embelezavam o cenário e que serviam de suporte de retaguarda foram o único facto dispensável de todo o espectáculo.”

Texto: Gonçalo Palma

(jornal Blitz, 12.04.05)

[2207]

Entry filed under: Música.

TUNAS UNIVERSITÁRIAS (VIII) SIMÃO BOLÍVAR (III)


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Abril 2005
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: