TUNAS UNIVERSITÁRIAS (VI)
A TUP – Tuna Universitária do Porto (integrante do “Orfeão Universitário do Porto”) tem uma longa história, que remonta ao Século XIX, tendo-se apresentado já no longínquo ano de 1891 em Salamanca e Madrid.
Em 1899, participou nas comemorações do primeiro centenário do nascimento de Almeida Garrett.
No ano de 1912, surgia o Orpheon Académico do Porto, para, na década de 20, a Tuna e o Orfeão se agruparem sob a denominação “Tuna e Orfeão Académico do Porto”. Em 1922, em digressão em Espanha, seriam recebidos pelo Rei de Espanha.
Em 1937, tomaria a designação de Tuna Universitária do Porto, passando então a admitir apenas alunos da Universidade do Porto.
Adoptaria, em 1961, o nome de Tuna do Orfeão Universitário do Porto; editaria em 1962 o seu primeiro disco, de que se destaca o tema “Amores de Estudante”.
Em meados da década de 80, os antigos orfeanistas que interpretavam o tema “Amores de Estudante” retomavam a Tuna Universitária do Porto.
Em 1987, coincidindo com as comemorações dos 75 anos do Orfeão Universitário do Porto, realiza-se o I FITU – Festival Internacional de Tunas Universitárias Cidade do Porto, que assumiria papel relevante na explosão de Tunas e Festivais que se verificaria por todo o país.
Em 1991, grava o álbum “Acordes, Harpejos… Tainadas e Beijos”. Novos CD seriam editados a propósito de edições subsequentes do FITU, com destaque para – no ano de 1997 –, o álbum “FITU, uma década, uma história”.
Em 1999, a TUP interpreta o tema “Timor”, na “Festa de Natal e Solidariedade com Timor”, da Rádio Renascença, tema que interpretaria também no doutoramento “honoris causa” conferido pela Universidade do Porto a Xanana Gusmão, Ramos Horta e D. Ximenes Belo.
A TUP venceu já vários Festivais, inclusivamente no estrangeiro (onde se apresentou, nomeadamente, em Espanha, França, Suiça, Holanda, Grécia, Inglaterra, Alemanha, Polónia, Angola, Moçambique, Cabo Verde, África do Sul, China, Índia, Malásia, Tailândia, Hong-Kong, Brasil, Venezuela, EUA e Argentina.
[2201]
Entry filed under: Música.



