LUAR NA LUBRE – CONCERTO EM LISBOA
Os Luar na Lubre iniciaram na passada sexta-feira em Lisboa a sua digressão de 2005, com um excelente espectáculo, inserido no 15º Festival Intercéltico.
O Fórum Lisboa, com “casa bem composta” (apenas algumas vagas nas filas finais, mais afastadas do palco) assistiu à estreia da nova vocalista do grupo, a jovem portuguesa Sara Vidal, bastante segura e com uma voz extraordinária (muito boa interpretação de Camariñas e Chove en Santiago, para além dos “temas fortes” finais).
Apresentando uma música que não é “fácil”, mas de grande qualidade, quer na vertente vocal, quer na vertente instrumental, destacam-se as actuações de Pedro Valero, muito bom na guitarra acústica, e de Eduardo Coma, no violino, para além de Bieito Romero, o carismático líder do grupo, com uma excelente sonoridade na gaita galega e fazendo o interface com o público, na apresentação dos diversos temas interpretados.
O grupo é composto ainda por Xan Cerqueiro, bom na flauta, Xavier Ferreiro (percussões), Patxi Bermúdez, discreto no tambor e Xulio Varela, o simpático “veterano” da banda, criando empatia com o público.
Esta actuação teve o “bónus” da apresentação de “Terra”, o tema seleccionado (em representação da Espanha) para o álbum oficial da Exposição Mundial de Aichi, no Japão.
Com uma audiência heterodoxa e de todas as idades, temas como Uah Lúa levaram mesmo algumas jovens a dançar animadamente. O público seria ainda chamado a participar como “coro de luxo”, como lhe chamou Xulio Varela.
O concerto encerraria com “chave de ouro”, com a interpretação dos temas mais fortes: Hai un paraíso, Tu Gitana (música de Zeca Afonso), O Meu País e a fechar, a boa surpresa de uma versão em português de “Memória da Noite” (música homenagem criada a propósito da catástrofe do Prestige).
Pode ver fotos do espectáculo aqui.
[2200]
Entry filed under: Música.