TUNAS UNIVERSITÁRIAS (V)

8 Abril, 2005 at 8:19 am

Os primeiros passos para a criação da TAISCTE – Tuna Académica do ISCTE foram dados em 1990, por dois alunos do ISCTE que, contando com o apoio da Associação de Estudantes, viriam a dar origem, a 7 de Dezembro, à segunda Tuna mais antiga da cidade de Lisboa.

A TAISCTE – orgulhosamente, uma das principais Tunas mistas em Portugal – foi inicialmente uma Tuna quase exclusivamente feminina; conta actualmente com cerca de 40 elementos, dos quais cerca de metade são rapazes.

Assumiria um papel de reavivar do gosto pelas tradições musicais populares, sobretudo pelo uso de instrumentos tradicionais portugueses.

Tem como principal objectivo a construção de um grande grupo de amigos – tendo em comum a paixão pela música –, recebendo de braços abertos todos aqueles que queiram viver o espírito académico e fazer da sua passagem pela Universidade um momento único e inesquecível.

Tem levado o nome do ISCTE a todos os cantos do país (incluindo ilhas), em Festivais, encontros de Tunas, festas populares, festas de caridade e outros eventos culturais.

Em 26 de Abril de 2001, com o objectivo de comemorar o seu 10º aniversário, realizou um grande espectáculo de música tradicional portuguesa, denominado “Lisboa Eterna”, de que resultou a edição do seu primeiro CD. Em Dezembro de 2004, na comemoração do 14º aniversário, promoveu o seu terceiro Festival.

Do seu repertório destaca-se nomeadamente a adaptação do fado de Amália, “Que Deus Me Perdoe” (na voz da agora nova vocalista do grupo galego Luar na Lubre, Sara Vidal), para além de “Alma”, “Esta Lisboa que eu amo”, “Marcha do Pião das Nicas” e “Sarandillera”, entre muitos outros temas.

[2196]

Entry filed under: Música.

BRASIL (IX) LUAR NA LUBRE


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Abril 2005
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: