MEMÓRIA DE 2004 (V)
Personalidades nacionais do ano
O ano de 2004 é, inquestionavelmente, o ano de José Mourinho!
À frente do FC Porto, construiu uma equipa na verdadeira acepção da palavra, motivando e transmitindo uma confiança quase ilimitada aos seus jogadores, que os levaram a vencer praticamente tudo (perderiam apenas a Taça de Portugal… para o Benfica).
Um profissional a tempo inteiro, vivendo para o futebol, praticamente perfeito na “leitura do jogo”, o que, aliado a um grande rigor e capacidade de organização, potencia quase inevitavelmente a vitória das equipas que comanda, como bem tem demonstrado ao serviço do Chelsea, liderando o campeonato inglês e tendo vencido categoricamente a fase de grupos da Liga dos Campeões.
José Mourinho é hoje o treinador de futebol mais conceituado a nível europeu, possivelmente o melhor treinador do mundo.
Paula Rego – Com uma perspectiva artística que não é necessariamente “fácil”, nem de “consumo imediato”, a exposição de Paula Rego em Serralves, no Porto, inaugurada a 15 de Outubro, apresentando uma selecção de 150 obras da artista, tem batido sucessivos recordes de afluência (mais de 100 000 visitantes), na consagração nacional da que é considerada já, a nível internacional, um dos maiores vultos vivos da pintura.
António Lobo Antunes – Celebrando em 2004 as “Bodas de Prata”, comemorando o 25º aniversário da publicação de “Memória de Elefante” e de “Os Cus de Judas”, o “eterno candidato” ao Nobel foi distinguido em 2004 com os prémios Fernando Namora e Jerusalém Prize, consagrando-se como um dos principais autores a nível internacional.
[1962]
Entry filed under: Sociedade.



