"EXPRESSOS DE SONHO"

30 Janeiro, 2004 at 12:40 pm

Na história dos caminhos-de-ferro, alguns percursos atingiram destaque de relevo, entrando na lenda, de que são exemplo, entre outros, o “Expresso do Oriente”, o “Sud-Express” e o “Transiberiano”.

O “Expresso do Oriente” é talvez o mais famoso do mundo, com início em 1883, na sequência da fundação (em 1876), por Nagelmackers, da “Companhia Internacional dos Wagons-Lits”; fazia o percurso entre Paris e Constantinopla, sendo equipado por “carruagens-cama” e “carruagens-restaurante”, luxuosamente equipadas, tendo inspirado vários autores (de que Agatha Christie é um dos exemplos mais famosos) e histórias.

O “Sud-Express”, projecto partilhado entre a SNCF (Sociedade Nacional dos Caminhos de Ferro Franceses) e a Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, teve a sua primeira viagem em 1887 (com partida de Calais), fazendo a ligação entre Paris e Lisboa, uma viagem de pouco mais de 24 horas, que “transportou”, nos primeiros anos do século XX, as ideias culturais e políticas das elites, para, na segunda metade do século (anos 60 e 70) ser o veículo privilegiado de ligação da vasta comunidade lusa em terras de França.

O “Transiberiano” viria a ser o comboio mais extenso do mundo, fazendo a ligação entre Moscovo e Vladivostok, tomando para tal cerca de 10 dias.

P. S. Novos agradecimentos, ao Amnésia, Prima Desblog (mostrando que começa a haver novas “alternativas” no Sapo) e Baixa Pombalina (um “blogue” com um conceito bastante interessante).

[958]

Entry filed under: Sociedade.

"SPAM" EQUADOR (V)


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: