UNIÃO EUROPEIA – 1994
Ano Europeu da Alimentação.
A 1 de Janeiro, inicia-se a segunda fase da União Económica e Monetária e é criado o Instituto Monetário Europeu (IME). Entra em vigor o acordo que cria o Espaço Económico Europeu (EEE).
Em Março, os Ministros dos Negócios Estrangeiros adoptam uma decisão de compromisso que fixa as regras da tomada de decisões por maioria qualificada na perspectiva do alargamento.
Também em Março, são concluídas as negociações com vista à adesão da Áustria, da Suécia, da Finlândia e da Noruega. A Hungria apresenta o seu pedido oficial de adesão à União Europeia.
Em Abril, a Polónia apresenta o seu pedido oficial de adesão à União Europeia.
Em 24 e 25 de Junho, no Conselho Europeu de Corfu (Grécia) são assinados os actos de adesão da Áustria, da Suécia, da Finlândia e da Noruega.
Em 15 de Julho, o Conselho Europeu reúne-se em sessão extraordinária em Bruxelas; Jacques Santer é designado para suceder a Jacques Delors como Presidente da Comissão.
São assinados os acordos de comércio livre com a Estónia, a Letónia e a Lituânia.
Em Novembro, realiza-se a primeira reunião do Conselho do Instituto Monetário Europeu em Frankfurt, Alemanha. Em referendo, os cidadãos noruegueses rejeitam a adesão à União Europeia.
[817]
Entry filed under: História da União Europeia.