SOLIDARIEDADE – VOLUNTARIADO – AJUDA HUMANITÁRIA

12 Dezembro, 2003 at 8:43 am 1 comentário

Durante o ano de 2003, mais de 300 voluntários portugueses partiram para países em vias de desenvolvimento, integrados em projectos de apoio social, sendo os principais países de destino Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor.

Os apoios sociais consistem nomeadamente em acções de sensibilização para cuidados de higiene e saúde, dinamização de bibliotecas e escolas, assim como apoio a doetes, em hospitais, ou em campos de refugiados.

As ONG – Organizações Não-Governamentais são associações da sociedade civil, sem fins lucrativos, com especificidades que as diferenciam do Estado e de outras organizações e/ou instituições privadas.

As ONGD – Organizações Não-Governamentais de Desenvolvimento têm como áreas fundamentais de intervenção: a Cooperação para o Desenvolvimento, a Educação para o Desenvolvimento, a Ajuda Humanitária e de Emergência.

A Ajuda Humanitária e de Emergência tem por objectivo, sem qualquer discriminação e por meios pacíficos, a preservação da vida dentro do respeito pela dignidade humana e a recolocação do Homem face às suas capacidades de escolha.

Através da Ajuda Humanitária, é possível minorar o sofrimento e a miséria de milhões de seres humanos, vítimas da fome, das guerras, das injustiças e de outras catástrofes humanas e naturais.

No caso das acções de Ajuda de Emergência, estas visam responder rapidamente a situações pontuais, após acontecimentos que não são previsíveis. A sua planificação e execução realiza-se no curto prazo, com uma breve análise das causas e das necessidades mais imediatas.

Mas, para as ONGD humanitárias e de emergência, a sua actuação tem sentido enquanto primeiro passo num processo contínuo, que vai da urgência ao desenvolvimento, passando pela fase da reabilitação.

Saiba mais sobre a FEC, a Plataforma ONGD e o Voluntariado Jovem

[748]

Entry filed under: Tema livre.

1986 – TRANSPLANTE MONGÓLIA – BERNARDO CARVALHO

1 Comentário

  • 1. Joana Sousa Rêgo  |  18 Maio, 2004 às 11:53 am

    Faço parte do GASNova, grupo de acção social da universidade Nova- Faculdade ciências e tecnologia. Nõs fazemos acção social em Portugal durante o ano, dando apoio em lares, instituições de crianças, hospitais, dando explicações em bairros carenciados e em Cabo Verde e Moçambique durante os meses de Agosto a Outubro – nas áreas da educação, saúde, engenharia e cultura.
    Por isso, acho bastante interessante o vosso site e gostaria de saber se conhecem alguma instituição/ empresa que nos podesse patrocinar, com dinheiro ou em géneros, as missões de verão, uma vez que somos um grupo sem fins lucrativos e que todo o dinheiro que conseguimos juntar para as missões provém da solidariedade dos outros.
    Sem mais assunto e agradecendo desde já a atenção,
    Joana Sousa Rêgo


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • FC Porto a 1 ponto do título... Benfica a 1 ponto do 2.º lugar 1 day ago
  • RT @diogomcosta_: Nem se pode dizer que estivemos mal, mas esta equipa desespera pelo fim da época. E precisamos de um reset total. 1 day ago
  • @joaomiranda É justo que a festa seja no jogo com o Sporting... 1 day ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: