O LIVRO DAS ILUSÕES (I)

1 Dezembro, 2003 at 2:06 pm 2 comentários

No seu mais recente romance, .O Livro das Ilusões., Paul Auster oferece-nos aquela que é, possivelmente, a mais rica e empolgante das suas obras, assim apresentada pela editora (Edições Asa):

.Após a morte da mulher e dos filhos num acidente de avião, David Zimmer entra em depressão. Para tentar fugir ao desespero, entrega-se à escrita de um livro sobre Hector Mann, um virtuoso do cinema mudo dado como desaparecido em 1929.

Publicada a obra, David aceita traduzir as .Memórias do Túmulo., de Chateaubriand, e refugia-se num lugar perdido para fazer face à hercúlea tarefa que se impôs. É então que recebe uma estranha carta proveniente de uma pequena cidade do Novo México, supostamente escrita pela mulher de Hector: «Hector leu o seu livro e gostaria de encontrá-lo. Está interessado em fazer-nos uma visita?».

Trata-se de uma impostura ou Hector Mann está realmente vivo?

Zimmer hesita, até que uma noite uma jovem mulher lhe bate à porta e o obriga a decidir-se, transformando para sempre a sua vida.

Contada pela jovem mulher, a história do extraordinário e misterioso Hector Mann é o fio condutor do presente romance. Mas o poder narrativo de Paul Auster transporta-nos bem para lá da magia do cinema mudo e mergulha-nos no coração de um universo muito pessoal, em que o cómico e o trágico, o real e o imaginado, a violência e a ternura se misturam e dissolvem..

Durante esta semana, na secção .Livro do Mês., apresentarei alguns breves extractos desta empolgante obra.

[674]

Entry filed under: Livro do mês.

"JAZZINTA" 1º "POST" – ÍNTIMA FRACÇÃO – 30.12.2002

2 comentários

  • 1. Martin Pawley  |  2 Dezembro, 2003 às 12:06 am

    Seguireinos con gosto. Adorei esa obra, que eu coloquei no meu blog como “ilvro do ano”.

    Saúdos, companheiro

  • 2. catarina  |  2 Dezembro, 2003 às 12:50 am

    Sem dúvida, um dos melhores livros que li este ano. Uma nota (e não fui só eu quem notou esse facto): o livro está primorosamente bem traduzido. Normalmente, tudo o que é em inglês leio no original, mas esse foi-me oferecido em português. Comecei a medo, porque as traduções,infelizmente, deixam muito a desejar…estava impecável. E não terá sido tarefa fácil.
    Fico a aguardar poder reler algumas partes aqui…e curiosa de ver as suas escolhas. 🙂


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


<span>%d</span> bloggers like this: