LOBO ANTUNES – PRÉMIO UNIÃO LATINA

26 Outubro, 2003 at 11:18 am

O escritor português António Lobo Antunes conquistou o prémio internacional União Latina de Literatura, pelo conjunto da sua obra, considerando o facto de “surgir no panorama da literatura europeia como a voz mais expressiva da realidade profunda de Portugal”.

Este prémio (na sua 14ª edição) havia sido já atribuído a outros escritores portugueses: José Cardoso Pires (em 1991) e Agustina Bessa-Luís (em 1997).

A União Latina foi fundada em 1954, reunindo 35 países partilhando do património linguístico, histórico ou cultural latino.

Na sua obra, Lobo Antunes trata de experiências dolorosas como a ditadura, a guerra colonial, mas também da revolução, da descolonização e da procura dos caminhos da Europa.

O autor premiado publicou os seguintes livros: Memórias de Elefante e Os Cus de Judas (1979), Explicação dos Pássaros (1980), Conhecimento do Inferno (1981), Fado Alexandrino (1983), Auto dos Danados (1985), As Naus (1988), Tratado das Paixões da Alma (1990), A Ordem Natural das Coisas (1992), A Morte de Carlos Gardel (1994), Crónicas (1995), Manual dos Inquisidores (1996), O Esplendor de Portugal (1997), Exortação aos Crocodilos (1999), Não Entres Tão Depressa Nessa Noite Escura (2000) e Que Farei Quando Tudo Arde (2001), estando previsto para o próximo mês o lançamento do seu último romance, “Boa Tarde às Coisas Aqui em Baixo”.

[474]

Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.

REVISTA DA SEMANA CURIOSIDADE


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • RT @eDesporto: Atletas portugueses campeões europeus de pista coberta: - Auriol Dongmo (2021) - Nelson Évora (2017 e 2015) - Sara Moreira… 2 hours ago
  • @Bernardo_PL Bom trabalho! 2 hours ago
  • RT @vitorsmirand: “Since Porto is in a difficult position, on the grounds of the great relationship between the two Clubs, we will lend Szé… 3 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: