NOVOS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – ESTÓNIA (IV)
Nos anos 1970-80, o poder central soviético reforçou o controlo político e administrativo sobre a sociedade. Ao mesmo tempo, os índices económicos da Estónia excediam a média da Rússia Soviética, o nível de vida era mais alto e a República Soviética da Estónia foi apresentada como “a república exemplar”. Na transição das décadas de 70/80, o Partido Comunista da Estónia começou a fazer prevalecer o papel da língua russa e a limitar a utilização do estónio em várias áreas.
Em 23 de Agosto de 1987, em Tallinn, os dissidentes uniram-se na primeira manifestação política; a oposição legal e os intelectuais exigiram a autonomia económica. A chamada “revolução de canção” em 1988 despertou definitivamente a sociedade. Foi restaurada a bandeira nacional, a população foi orientada pela Frente Popular da Estónia que reuniu as multidões, cujo objectivo era democratizar gradualmente a sociedade, e com uma táctica gradual “step by step”, recuperar a independência.
No dia 16 de Novembro de 1988, o Conselho Supremo viu-se obrigado a aprovar a declaração de soberania que afirmou a supremacia da legislação estónia. Tal marcou o começo da desintegração nos métodos parlamentares da Rússia e da União Soviética. Pouco a pouco, a Estónia conseguiu o seu reconhecimento a nível internacional.
Nos anos 1988-91 a sociedade civil foi restaurada: houve eleições livres, foram instituidos vários partidos, facções políticas e novas organizações-associações, foi restabelecida a liberdade de imprensa.
Em 3 de Março de 1991, em referendo, 78% da população, 1/3 dos quais residentes não-nacionais, aprovaram a restauração da independência da Estónia. No dia 20 de Agosto de 1991, durante o distúrbio de intervenção armada do Exército Soviético, o Conselho Supremo da Estónia aprovou a declaração da independência do Estado – a República da Estónia. Em 17 de Setembro de 1991, a Estónia foi aceite na Organização das Nações Unidas.
Em 1994, as tropas russas retiraram finalmente da Estónia. Em 1997, tiveram início as negociações tendo em vista a adesão à União Europeia.
[453]
Entry filed under: Novos países União Europeia.



