“MANAGER” (I) – CLARIFICAR REGRAS E DEFINIR FUNÇÕES

13 Outubro, 2003 at 6:21 pm

Falando de assuntos mais sérios: no “tema livre” desta semana, resolvi reflectir um pouco sobre o papel do “Manager” na gestão de uma equipa. Para tal, apoiei-me no livro “Manager son équipe au quotidien”, de Bernard Diridollou (Éditions d’Organisation). Assim, ao longo desta semana, serão brevemente afloradas as seguintes questões: “Clarificar regras e definir funções”; “ Fixar objectivos, acompanhar e controlar, avaliar os resultados”; “Criticar e gerir conflitos”; “Delegar”; “Motivar”. Trata-se de temas que, podendo parecer muito específicos, serão contudo, em minha opinião, generalizáveis a muitas situações do quotidiano pelo que, penso, de interesse; deixo portanto também um convite à reflexão.

Inúmeras empresas operam ainda sem ter definido nunca, aos seus colaboradores, os seus valores, nem os comportamentos indispensáveis à eficácia e ao sucesso.

Clarificar as “regras do jogo” passa por dar pontos de referência aos colaboradores, indicar as prioridades e imposições.

Tal deve ser concretizado de forma explícita, por via de regras que sejam efectivamente aplicáveis, necessariamente úteis, mas que possam, ao mesmo tempo, ter alguma flexibilidade. Estas regras deverão permitir precisar os valores comuns, clarificar os objectivos, situando-os na perspectiva da empresa, desenvolver a coesão e suscitar a implicação pessoal de cada um.

Adicionalmente, deverão ser definidas as funções de cada colaborador: quais as responsabilidades individuais, possibilitando a sua compreensão e interiorização pelos implicados.

[393]

Entry filed under: Tema livre.

EURO 2004 – "PLAY-OFF" 1949 – DUAS ALEMANHAS


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: