PORTUGAL – ANGOLA – "ANTES DO JOGO"

11 Junho, 2006 at 4:27 pm Deixe um comentário

Algumas notas prévias:

– A primeira para saudar o jogo inaugural da selecção de Angola na fase final de um Campeonato do Mundo de Futebol, e, logo, tendo por parceiro nesta “grande estreia” a selecção de Portugal; neste momento, é-me inevitável pensar na alegria com que Jorge Perestrelo celebraria esta partida.

– Em relação a este encontro em concreto, em minha opinião, a selecção portuguesa é absolutamente favorita… desde que encare o jogo com seriedade e profissionalismo; naturalmente, os jogadores de Angola (alguns dos quais actuando em Portugal, em equipas da I Liga e da Liga de Honra) beneficiarão de uma motivação extrema, pela conjugação dos dois factores (partida de estreia e o facto de o adversário se chamar Portugal); os jogadores portugueses terão portanto de procurar atingir a mesma motivação e correr pelo menos tanto como se prevê que os angolanos venham a fazer.

– Em termos mais gerais, sobre a participação de Portugal neste Mundial: não são grandes as expectativas que tenho… para começar, o Grupo, sendo teoricamente acessível, tem selecções com algumas especificidades que poderão complicar bastante a nossa missão. Para além dos factores motivacionais de Angola, também os jogadores do Irão (beneficiando porventura, adicionalmente, de mais favoráveis condições físicas) se apresentarão em campo (por circunstâncias de ordem “política”) com uma enorme dose de “patriotismo”, dispostos a lutar até ao último minuto de cada partida. Por fim, em relação ao México, não podemos esquecer a posição que ocupa no ranking da FIFA, que faz com que seja um dos “cabeças-de-série” deste Mundial.

Acreditando, ainda assim, que, com maiores ou menores dificuldades, acabaremos por garantir o apuramento para a fase seguinte, jogando nos 1/8 Final (eventualmente) com a Argentina ou a Holanda, Portugal teria de se superar para poder prosseguir em prova.

E é esse espírito de superação que, à partida para esta prova, não antevejo caracterizar uma selecção cuja preparação não terá sido a ideal, com um treinador que continuo a pensar não ter a requerida capacidade de “leitura de jogo”, para, a partir do banco, arriscar e procurar inverter eventuais situações de desvantagem (sem esquecer o magnífico jogo Portugal – Inglaterra, no EURO 2004, então num contexto particular, com milhões de portugueses a “empurrar” a sua selecção para o êxito).

Em resumo, não ficarei surpreendido quer Portugal chegue longe (numa prova em que o carácter de aleatoriedade pode ser determinante, por exemplo, por via de apuramentos decididos no desempate por grandes penalidades…), caso as individualidades consigam atingir o nível de desempenho que está ao seu alcance, quer se quede logo pela fase de grupos.

Uma conclusão me parece inequívoca: será imprescindível manter os “pés assentes na terra” e não nos deixarmos embalar pelas sucessivas vagas de falsas promessas de favoritismo, numa prova em que (à excepção de 1966) praticamente não temos “história” e em que, “no papel”, haverá selecções bem mais apetrechadas (Argentina, Inglaterra, Holanda, R. Checa, Itália, França, Espanha… para além do “incontornável” Brasil).

Entry filed under: Mundial 2006.

MUNDIAL 2006 – RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES MUNDIAL 2006 – GRUPOS C / D – 1ª JORNADA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Junho 2006
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

  • RT @swissfootdata: The 100 most successful clubs in the last 67 years in international competitions Retweet if your club is on this list 👇… 2 hours ago
  • Hoje, no Campeonato da Roménia, o Univ. Craiova ganhou ao U. Craiova, por 2-1... 2 hours ago
  • @nunocalvin2 Como dizia o "outro": Já fui muito feliz aí... (lançamento do meu livro sobre o Centenário do União de Tomar!) 2 days ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: