FIM DA (EX-)JUGOSLÁVIA
22 Maio, 2006 at 1:56 pm 6 comentários
Na outrora cidade de Titograd, actual Podgorica, celebra-se hoje a votação no referendo (55,4 % de votos “sim” à independência) que possibilitará o nascimento de um novo país soberano na Europa, o Montenegro, ao mesmo tempo que consubstancia o fim do sonho de Tito, da união dos povos “eslavos do sul” na Jugoslávia.
Depois da Eslovénia, Croácia, Bósnia-Herzegovina e Macedónia, o Montenegro é a última nação a autonomizar-se do poder centralizador da Sérvia, assim se abrindo uma nova página na história.
P. S. Subsiste pendente de resolução o caso do Kosovo, ainda com o estatuto de província sérvia, actualmente sob tutela da ONU.
Entry filed under: Sociedade.




1.
Tripas à moda do Porto | 22 Maio, 2006 às 2:51 pm
ainda falta o Kosovo
2.
Leonel Vicente | 22 Maio, 2006 às 3:07 pm
É verdade, sendo que esse território se encontra já sob tutela da ONU.
3.
Tripas à moda do Porto | 22 Maio, 2006 às 3:50 pm
e a Vojvodina…
Não concordo com a questão da centralização, o poder Sérvio não teve muito de centralizador, foi durante muito tempo exercido por um Croata (Tito), que desenvolveu principalmente a Eslovénia e a Croácia e que deixou a Sérvia entregue à Agricultura e a Macedónia, e o Kosovo abandonados
4.
Leonel Vicente | 22 Maio, 2006 às 4:42 pm
Centralizador, no pós-Tito… com Milosevic.
5.
Tripas à moda do Porto | 22 Maio, 2006 às 9:06 pm
Caro Leonel Vicente:
Desculpe se estou a ser chato, mas atrevo-me mais uma vez a discordar, o problema da Jugoslávia no pós Tito não foi o centralismo de Milosevic, mas sim as presidências rotativas entre as Repúblicas, depois sim as tentativas de secessão de Tudjman, do representante da Bósnia e da Eslovénia, levaram a uma tentativa centralista de Milosevic, mas este não é o único nem o principal culpado, do inferno dos Balcãs, para mim o maior é Tito, que não fez o luto da guerra, depois todos os Milosevics, Tudjmans, que pretenderam atacar o poder, a Alemanha, o Vaticano, o Irão, muito são os culpados da barbárie que se viveu nos balcãs.
6.
Leonel Vicente | 22 Maio, 2006 às 10:53 pm
Não está nada a ser chato… Agradeço todas as opiniões e indicações que permitam perceber melhor o que se passou na ex-Jugoslávia.