MUNDIAL 2006 (CXIX) – 2002

8 Maio, 2006 at 6:28 pm Deixe um comentário

Japão / Coreira do Sul - 2002Na 17ª edição do Mundial, duas novidades: a primeira Fase Final a ser disputada no continente asiático e numa organização conjunta de dois países (Japão e Coreia do Sul).

Assim, com um novo record de inscritos (199), o número de vagas disponíveis na Fase de Qualificação reduziu-se a 29, disputadas em 777 jogos.

Outros records foram estabelecidos, com o jogador do Togo Souleymane Mamam a tornar-se no mais jovem de sempre a participar num jogo do Campeonato do Mundo (com a idade de 13 anos e 10 meses) e com duas marcas eventualmente imbatíveis (?), a da vitória da Austrália sobre a Samoa Americana por 31-0 (!), com 13 (!) golos de Archie Thompson (batendo as anteriores marcas detidas por iranianos; 17-0 e 7 golos num só jogo).

E ainda mais dois: nos 4 jogos da fase de apuramento da zona da Oceânia, a Austrália (conseguindo 4 vitórias), alcançou a estrondosa marca global de 66-0 (!) – para além dos 31-0 à Samoa Americana, 22-0 a Tonga, 11-0 à Samoa e 2-0 às Ilhas Fiji. Como reverso, pela negativa, a estreante Samoa Americana registou 4 derrotas, com um score global de 0-57: para além da referida goleada record, 0-13 com as Ilhas Fiji, 0-8 com a Samoa e 0-5 frente a Tonga.

Não obstante os resultados registados nesta fase de apuramento, ainda não seria desta feita que a Austrália conseguiria a qualificação… no play-off com o 5º classificado da América do Sul, seria derrotada pelo Uruguai.

Os restantes apurados na América do Sul seriam a Argentina (claro vencedor), seguindo-se o Paraguai, a surpreendente selecção do Equador e, com algumas dificuldades, o Brasil (4º classificado).

Na zona da América do Norte, Central e Caraíbas, Costa Rica e EUA acompanharam o México, desta vez com um difícil apuramento.

Na zona asiática, reduzida a apenas duas vagas (dado o apuramento automático de Japão e Coreia do Sul), seriam a China (uma estreia na Fase Final do Mundial) e a Arábia Saudita a conquistar a qualificação. O Irão (terceiro classificado) perderia o play-off frente à Irlanda.

Em África, os favoritos impuseram a sua “lei”, sendo apurados Nigéria, África do Sul, Camarões e Tunísia, a que se juntou a surpreendente equipa do Senegal (sendo, não obstante, afastadas selecções como a de Marrocos e do Egipto).

Por fim, na zona europeia, qualificações esperadas da Rússia, Dinamarca, Suécia, Turquia (após 48 anos e ausência), Polónia, Croácia, Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha (apenas no play-off, afastando a Ucrânia, depois da “humilhação” caseira de 1-5 inflingida pela Inglaterra) e Irlanda (necessitando de recorrer ao referido play-off com o Irão). Surpresa com o apuramento da Eslovénia e da Bélgica, afastando nos play-off, respectivamente, a Roménia e a R. Checa.

Destaque ainda para o afastamento das selecções da Holanda (eliminada por Portugal), Jugoslávia, Bulgária, Noruega, Áustria, para além das já referidas Roménia e R. Checa … e também da Grécia (4ª classificada no seu grupo de qualificação, apenas suplantando a Albânia… cerca de três anos anos de se sagrar Campeã da Europa).

Portugal, com uma campanha árdua (três empates, nos dois jogos com a Irlanda e em casa com a Holanda – depois de estar a perder por 0-2 –, e uma extraordinária vitória na Holanda, igualmente por 2-0, para além das “obrigatórias” duas vitórias frente à Estónia, Chipre e Andorra), asseguraria o primeiro lugar do seu grupo, garantindo, 16 anos depois, o regresso aos grandes palcos mundiais.

Entry filed under: Mundial 2006.

FERNANDO LOPES GRAÇA (I) FERNANDO LOPES GRAÇA (II)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Maio 2006
S T Q Q S S D
« Abr   Jun »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: