MUNDIAL 2006 (CXV) – 1998

2 Maio, 2006 at 6:53 pm 31 comentários

A 16ª edição do Campeonato do Mundo de Futebol vê alargado o número de participantes na Fase Final (disputada em França em 1998) para 32, repartidos em 8 Grupos (procurando-se uma diversidade geográfica, tendo cada Grupo, em regra, 2 equipas europeias, 1 americana e 1 africana ou asiática), com um total de 64 jogos.

Na primeira fase, algumas surpresas, com a eliminação da Espanha (derrotada pela forte equipa da Nigéria, terminando também o grupo atrás do Paraguai), da Colômbia (eliminada pela Roménia e Inglaterra) e da Bélgica (afastada pelos eternos rivais, Holanda, e pelo México); a selecção de Marrocos ver-se-ia eliminada apenas no último minuto do jogo entre a Noruega e o Brasil, com os noruegueses a beneficiar de uma grande penalidade, para vencer surpreendentemente a partida e garantir a qualificação. Por seu lado, a selecção dos Camarões desiludiria, não passando do último lugar do grupo, em que a Itália e Chile se superiorizaram.

Nos 1/8 Final, um clássico do futebol mundial opunha a Argentina e a Inglaterra, com os argentinos a ser mais felizes no desempate por pontapés da marca de grande penalidade. O Brasil impunha-se com clareza frente ao Chile (4-1), tal como a Dinamarca frente à Nigéria. Nos restantes jogos, vitórias tangenciais da Itália, França, Holanda, Alemanha e Croácia, respectivamente sobre a Noruega, Paraguai, Jugoslávia, México e Roménia.

Nos ¼ Final, destaque para as difíceis vitórias do Brasil frente à Dinamarca (3-2) e da Holanda perante a Argentina (2-1).

Após 3 vitórias na fase inicial (com goleadas frente à África do Sul e Arábia Saudita), a França apenas conseguiria afastar o Paraguai (nos 1/8 Final) na sequência do primeiro (e único) “golo dourado” da história dos Mundiais (desempatando o jogo, já no prolongamento, aos 113 minutos, por Laurent Blanc).

Nos ¼ Final, seria a Itália a ser afastada no desempate da marca de grande penalidade. Seguiu-se, nas ½ Finais, a Croácia, estreante em fases finais do Mundial, mas com uma forte selecção (afastando a Alemanha por esclarecedores 3-0 nos ¼ Final), que, continuando a provocar surpresa, se adiantou no marcador; Lilian Thuram, o defesa lateral direito assumiria então o papel de “salvador”, aos marcar o seu primeiro e segundo golos de sempre pela Selecção, colocando assim os gauleses na Final.

O oponente seria o Campeão do Mundo em título, o Brasil, vencedor sucessivo do Chile, Dinamarca e Holanda (mais uma vez afastada pelos brasileiros, tal como acontecera 4 anos antes, desta vez no desempate por pontapés da marca de grande penalidade).

Num jogo com contornos especiais, em particular os estranhos acontecimentos em torno de Ronaldo (sofrendo de convulsões que quase colocaram em causa a sua participação no encontro), a França conseguia – na primeira Final de um Mundial arbitrada por um africano, o marroquino Said Belqola, entretanto desaparecido, com apenas 45 anos – uma convincente vitória, por 3-0; comandados por Zinedine Zidane, o “dia de glória” tinha chegado para os franceses, a 12 de Julho de 1998!

Entry filed under: Mundial 2006.

"FATIAS DE CÁ" – SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO "FATIAS DE CÁ" – DIÁLOGO DAS COMPENSADAS

31 comentários Add your own

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Maio 2006
S T Q Q S S D
« Abr   Jun »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: