2005 – "REVOLUÇÃO NO CINEMA"

10 Janeiro, 2005 at 8:27 am

O ano de 2005 marcará uma “revolução silenciosa” no mundo do cinema: a passagem do tradicional formato da delicada e perecível película de 35 mm para o digital.

Embora a conversão de uma sala de cinema para a projecção de filmes digitais orce num montante aproximado a 100 000 dólares, estima-se que se passe, até final do ano, das actuais 300 salas para um total de cerca de 2 000 salas, em todo o mundo.

George Lucas tem sido um dos grandes impulsionadores desta revolução, tendo apresentado, em 2002, o primeiro filme inteiramente filmado no formato digital: “A Guerra das Estrelas – Episódio II”; também o “Episódio III” (o último (!?) da saga), uma das novidades de 2005 repetirá o modelo. Já em 2004, Shrek 2, fora também inteiramente produzido no formato digital.

Para além das questões técnicas (o “imediatismo” do seu aproveitamento para o formato DVD, jogos vídeo e, futuramente, para os próprios telemóveis ou PDA’s), e apesar dos elevados custos da reconversão de salas (e, por outro lado, da enorme ameaça que constituirão as “cópias-pirata” absolutamente fiéis ao original), há um argumento que deverá desempenhar um papel fundamental: a substancial economia de custos de produção acabará por fazer impor este novo sistema, para tristeza dos cinéfilos mais clássicos, com a perda do romantismo associado à velha película.

[1970]

Anúncios

Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.

MAPA DA "AMÉRICA DE COLOMBO" ELEIÇÕES LEGISLATIVAS


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Janeiro 2005
S T Q Q S S D
« Dez   Fev »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: