"A QUESTÃO DE CHIPRE"

27 Janeiro, 2004 at 8:12 am

A “questão de Chipre” arrasta-se há mais de 30 anos: o país, uma pequena ilha no leste do Mar Mediterrâneo encontra-se dividido – sob a tutela, mais ou menos evidente, dos vizinhos Grécia e Turquia – em “Cipriotas-Gregos” e “Cipriotas-Turcos”.

A 1 de Maio, o Chipre (para já, apenas a parte Sul, afecta à Grécia – reconhecida internacionalmente como tendo soberania legítima sobre toda a ilha) será membro de pleno direito da União Europeia.

A união do território nessa adesão implicaria, no imediato, cedências do regime turco, que evitasse a exclusão de 200 000 “cipriotas do Norte” (integrados na denominada “República Turca do Norte de Chipre”, apenas reconhecida pela Turquia), actualmente vítimas de um embargo político e económico.

Sinais de esperança decorrem da vontade política da própria Turquia de ser também admitida no espaço da União Europeia, o que terá inevitavelmente subjacente a prévia resolução da questão de Chipre, passando eventualmente pela aceitação (sob condições…) do plano de paz apresentado por Kofi Annan em Novembro de 2002.

P. S. Com o “antigo” Technorati a funcionar a “baixa rotação”, estavam em atraso vários agradecimentos: Cozinha da Fal, Blogacha Maria, Seita dos Orégos, My Life Is a Game, Cravo e Canela, Tugir, Vamos Lixar Tudo e Doce da Avozinha.

[948]

Entry filed under: Internacional.

EQUADOR (I) NOMEAÇÕES PARA OS ÓSCARES


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

  • @nunocalvin2 Também reparei nesse 'desvio' para o litoral. Será indiferente no caso das ligações directas Lisboa-Porto, sem paragens... 13 minutes ago
  • @minderico Aconteceu com o Vale e Azevedo... 19 minutes ago
  • RT @lara_spirit: NEW: YouGov poll for The Times puts Labour *33-points* ahead – the highest the party has ever recorded in ANY published po… 1 hour ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: