"A QUESTÃO DE CHIPRE"
A “questão de Chipre” arrasta-se há mais de 30 anos: o país, uma pequena ilha no leste do Mar Mediterrâneo encontra-se dividido – sob a tutela, mais ou menos evidente, dos vizinhos Grécia e Turquia – em “Cipriotas-Gregos” e “Cipriotas-Turcos”.
A 1 de Maio, o Chipre (para já, apenas a parte Sul, afecta à Grécia – reconhecida internacionalmente como tendo soberania legítima sobre toda a ilha) será membro de pleno direito da União Europeia.
A união do território nessa adesão implicaria, no imediato, cedências do regime turco, que evitasse a exclusão de 200 000 “cipriotas do Norte” (integrados na denominada “República Turca do Norte de Chipre”, apenas reconhecida pela Turquia), actualmente vítimas de um embargo político e económico.
Sinais de esperança decorrem da vontade política da própria Turquia de ser também admitida no espaço da União Europeia, o que terá inevitavelmente subjacente a prévia resolução da questão de Chipre, passando eventualmente pela aceitação (sob condições…) do plano de paz apresentado por Kofi Annan em Novembro de 2002.
P. S. Com o “antigo” Technorati a funcionar a “baixa rotação”, estavam em atraso vários agradecimentos: Cozinha da Fal, Blogacha Maria, Seita dos Orégos, My Life Is a Game, Cravo e Canela, Tugir, Vamos Lixar Tudo e Doce da Avozinha.
[948]
Entry filed under: Internacional.



