MARTE

26 Janeiro, 2004 at 1:32 pm 2 comentários

As fotos da paisagem marciana são uma daquelas provas de que, praticamente, .não existem impossíveis. para a arte, o engenho e a ciência, que os homens têm potenciado a tal ponto de quebrar sucessivas barreiras e limites.

A confirmação da existência de água sob a forma de gelo em Marte virá impulsionar novos desenvolvimentos nas próximas décadas; proporcionará concerteza novos grandes avanços na ciência.

Trata-se contudo de um empreendimento com tanto de fabuloso e atraente como de dificuldade e incerteza.

Marte localiza-se . na oportunidade de maior alinhamento com a Terra . a, pelo menos, 56 milhões de quilómetros.

Uma viagem a Marte demora um mínimo de 7 meses; uma expedição de ida e volta duraria sempre, pelo menos, dois anos, aproveitando o mais favorável alinhamento entre os dois Planetas.

A temperatura média no .Planeta Vermelho. é de 63 graus negativos; a gravidade é de apenas cerca de 1/3 da registada na Terra; a atmosfera é composta por 95 % de dióxido de carbono.

A existência de gelo em Marte poderá permitir que, após fusão, possam ser separados oxigénio (possibilitando eventualmente a sua respiração) e hidrogénio (que poderia funcionar como combustível).

Subsistem duas grandes questões: Como financiar este gigantesco empreendimento? Como usufruir . em todas as suas vertentes . as maravilhosas descobertas destas viagens?

[946]

Entry filed under: Sociedade.

VENCEDORES DOS "GLOBOS DE OURO" EQUADOR (I)

2 comentários

  • 1. Maxou  |  26 Janeiro, 2004 às 5:53 pm

    Quando estivermos aflitos e a nossa solução estiver em Marte, o dinheiro há-de aparecer enquanto o Diabo esfrega um olho.
    CC

  • 2. bota  |  27 Janeiro, 2004 às 3:11 am

    não sei, mas às vezes não me importava nada de ir para lá morar


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: