MARTE
26 Janeiro, 2004 at 1:32 pm 2 comentários
As fotos da paisagem marciana são uma daquelas provas de que, praticamente, .não existem impossíveis. para a arte, o engenho e a ciência, que os homens têm potenciado a tal ponto de quebrar sucessivas barreiras e limites.
A confirmação da existência de água sob a forma de gelo em Marte virá impulsionar novos desenvolvimentos nas próximas décadas; proporcionará concerteza novos grandes avanços na ciência.
Trata-se contudo de um empreendimento com tanto de fabuloso e atraente como de dificuldade e incerteza.
Marte localiza-se . na oportunidade de maior alinhamento com a Terra . a, pelo menos, 56 milhões de quilómetros.
Uma viagem a Marte demora um mínimo de 7 meses; uma expedição de ida e volta duraria sempre, pelo menos, dois anos, aproveitando o mais favorável alinhamento entre os dois Planetas.
A temperatura média no .Planeta Vermelho. é de 63 graus negativos; a gravidade é de apenas cerca de 1/3 da registada na Terra; a atmosfera é composta por 95 % de dióxido de carbono.
A existência de gelo em Marte poderá permitir que, após fusão, possam ser separados oxigénio (possibilitando eventualmente a sua respiração) e hidrogénio (que poderia funcionar como combustível).
Subsistem duas grandes questões: Como financiar este gigantesco empreendimento? Como usufruir . em todas as suas vertentes . as maravilhosas descobertas destas viagens?
[946]
Entry filed under: Sociedade.




1.
Maxou | 26 Janeiro, 2004 às 5:53 pm
Quando estivermos aflitos e a nossa solução estiver em Marte, o dinheiro há-de aparecer enquanto o Diabo esfrega um olho.
CC
2.
bota | 27 Janeiro, 2004 às 3:11 am
não sei, mas às vezes não me importava nada de ir para lá morar