"LIVE JOURNAL" (II)

12 Janeiro, 2004 at 6:56 pm 5 comentários

As páginas “alojadas” no “Live Journal” (“jornais”) caracterizam-se por uma forte componente fotográfica, geralmente predominante, com uma significativa “população feminina”, maioritariamente “sub-30”. Em geral, depreende-se que serão utilizados por pessoas com um conhecimento médio de informática que será superior ao dos utilizadores do blogspot, tratando-se também de uma “vaga” que precedeu o grande “boom” dos “blogues” verificado em 2003.

Como me foi introduzido pelo Retorta, «é um sistema que favorece os “post ligeiros” e a diarística mais comum, um post popular é um mini-forum/chat».

Ao longo da semana, farei referência aos 30 “jornais” que mais me chamaram a atenção, procurando, como referi anteriormente, dar uma caracterização mínima de cada um deles, embora esta “descoberta” e apreciação deva ser feita, preferencialmente, por si mesmo.

Numa “primeira linha”, destaco os seguintes: Innersmile, Guil, Supertatas, Ulis, Drowninglessons e Umbigoniilista.

Innersmile (“Um Voo Cego a Nada”) – Com um template simples (que julgo ser o standard do “Live Journal”), apenas texto, mas de grande qualidade (privilegiando o conteúdo ao aspecto gráfico); uma página “cultural” de grande interesse, a partir de Coimbra, em que se discutem filmes, literatura, sociedade… O meu favorito!

Guil – Do jovem fotógrafo Bruno Espadana, com excelentes fotos (a preto e branco) e textos interessantes, a partir da Nazaré. Um template de um estilo a que estamos mais habituados noutras plataformas.

Supertatas (“Pipi no Planeta Evax”) – Uma página de uma jovem, mais ao estilo dos “blogues” de outras plataformas, não só no template, mas também no conteúdo, atento à realidade. Combina os textos com boas fotos. Muito boa página. embora preferisse que não fosse utilizada alguma escrita numa linguagem “tipo SMS”.

Ulis (Kisses on the Bottom’s ou A Vida por um Fio) – Como o próprio refere, dois “jornais” num só: reflexões pessoais, a par de uma “agenda cultural”. Claro, uma visita “obrigatória”.

Drowninglessons – Uma boa combinação de fotos e textos, geralmente de reflexão.

Umbigoniilista – Uma complementaridade “quase perfeita” entre fotos (excelentes) e textos. Muito bom!

[909]

Entry filed under: Blogosfera.

“LIVE JOURNAL” (I) NOVOS PAÍSES MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – LITUÂNIA (II)

5 comentários

  • 1. innersmile  |  13 Janeiro, 2004 às 6:23 pm

    muito obrigado pelo destaque e pela atenção
    braço

  • 2. O Manancial da Noite  |  15 Janeiro, 2004 às 7:58 pm

    Orgulhosamente excluídos

    Estes quatro posts do Memória Virtual sobre o Livejournal chamaram-me a atenção. O Manancial da Noite nasceu Espuma dos dias em Maio de 2003 e, nessa altura, o LJ era para mim a única “blogoesfera” possível. Como j&aa…

  • 3. supertatas  |  16 Janeiro, 2004 às 2:16 am

    oh pah :’)

  • 4. ulis  |  16 Janeiro, 2004 às 10:05 am

    Agradeço o comentário e aproveito para esclarecer que quando estiveste a olhar para o meu jornal foi num período de transição em que estava a fazer alterações à página. Mudei o layout, o título e separei a “Agenda” demarcando-a do jornal.
    A Agenda agora é uma comunidade própria (outra característica do LJ) intitulada “aminhagenda” que tem um moderador (pode ter mais) mas na qual todos os membros podem colocar posts de divulgação de espectáculos e eventos.

  • 5. bruno espadana  |  16 Janeiro, 2004 às 10:10 am

    antes de mais, agradeço a referência ao meu journal! 🙂

    confesso que não concordo com essa opinião de que o livejournal favorece o post ligeiro… de facto, sendo utilizador quer da plataforma disponibilizada pelo livejournal, quer da disponibilizada pelo blogger.com, confesso que é no livejournal (lj) que sinto haver mais facilidade na criação de uma verdadeira “comunidade” e, consequentemente, maior facilidade na discussão de temas e ideias. Basta ver o sistema de comentários do lj que facilita bastante mais a troca de opiniões em cada post colocado – o que nos weblogs do tipo blogger e afins não acontece, sendo a discussão muitas vezes feita através de respostas e contra-respostas colocadas nos diversos weblogs, o que dificulta bastante seguir o fio à meada e encontrar o início das discussões. como dizia há dias a nit (http://www.livejournal.com/users/nitnit), “os blogos são ilhas…os ele jotas são cidades”…
    a questão dos posts serem ou não ligeiros depende unica e exclusivamente de quem os escreve – há muitos weblogs fora do livejournal que também o são, obviamente -, não penso que a plataforma em si tenha a ver com isso…

    (um exemplo prático do que quero dizer – se alguém me responder a este comentário eu nunca o saberei a menos que continue a vir cá espreitar os comentários com alguma regularidade… no livejournal, quando me respondem a um comentário feito em qualquer outro lj, recebo uma notificação por mail o que me facilita receber as respostas e poder continuar a discussão… 😉 )

    bom, o texto já vai longo… obrigado mais uma vez e um abraço!


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

  • RT @Miguel_LPereira: Foi o mais talentoso futebolista português da sua geração. Personificou a bondade e humildade de um futebol a entrar n… 3 hours ago
  • RT @vasco_mendonca: Toda a gente precisa de ouvir este enorme tributo do Pedro Ribeiro ao ainda maior Fernando Chalana. Tudo dito. https://… 3 hours ago
  • RT @atadeia: Muita coisa já devia ter sido feita para acelerar processos, mas o problema da justiça não é exclusivo do futebol e seria irre… 4 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: