"LIVE JOURNAL" (II)
12 Janeiro, 2004 at 6:56 pm 5 comentários
As páginas “alojadas” no “Live Journal” (“jornais”) caracterizam-se por uma forte componente fotográfica, geralmente predominante, com uma significativa “população feminina”, maioritariamente “sub-30”. Em geral, depreende-se que serão utilizados por pessoas com um conhecimento médio de informática que será superior ao dos utilizadores do blogspot, tratando-se também de uma “vaga” que precedeu o grande “boom” dos “blogues” verificado em 2003.
Como me foi introduzido pelo Retorta, «é um sistema que favorece os “post ligeiros” e a diarística mais comum, um post popular é um mini-forum/chat».
Ao longo da semana, farei referência aos 30 “jornais” que mais me chamaram a atenção, procurando, como referi anteriormente, dar uma caracterização mínima de cada um deles, embora esta “descoberta” e apreciação deva ser feita, preferencialmente, por si mesmo.
Numa “primeira linha”, destaco os seguintes: Innersmile, Guil, Supertatas, Ulis, Drowninglessons e Umbigoniilista.
Innersmile (“Um Voo Cego a Nada”) – Com um template simples (que julgo ser o standard do “Live Journal”), apenas texto, mas de grande qualidade (privilegiando o conteúdo ao aspecto gráfico); uma página “cultural” de grande interesse, a partir de Coimbra, em que se discutem filmes, literatura, sociedade… O meu favorito!
Guil – Do jovem fotógrafo Bruno Espadana, com excelentes fotos (a preto e branco) e textos interessantes, a partir da Nazaré. Um template de um estilo a que estamos mais habituados noutras plataformas.
Supertatas (“Pipi no Planeta Evax”) – Uma página de uma jovem, mais ao estilo dos “blogues” de outras plataformas, não só no template, mas também no conteúdo, atento à realidade. Combina os textos com boas fotos. Muito boa página. embora preferisse que não fosse utilizada alguma escrita numa linguagem “tipo SMS”.
Ulis (Kisses on the Bottom’s ou A Vida por um Fio) – Como o próprio refere, dois “jornais” num só: reflexões pessoais, a par de uma “agenda cultural”. Claro, uma visita “obrigatória”.
Drowninglessons – Uma boa combinação de fotos e textos, geralmente de reflexão.
Umbigoniilista – Uma complementaridade “quase perfeita” entre fotos (excelentes) e textos. Muito bom!
[909]
Entry filed under: Blogosfera.




1.
innersmile | 13 Janeiro, 2004 às 6:23 pm
muito obrigado pelo destaque e pela atenção
braço
2. O Manancial da Noite | 15 Janeiro, 2004 às 7:58 pm
Orgulhosamente excluídos
Estes quatro posts do Memória Virtual sobre o Livejournal chamaram-me a atenção. O Manancial da Noite nasceu Espuma dos dias em Maio de 2003 e, nessa altura, o LJ era para mim a única “blogoesfera” possível. Como j&aa…
3.
supertatas | 16 Janeiro, 2004 às 2:16 am
oh pah :’)
4.
ulis | 16 Janeiro, 2004 às 10:05 am
Agradeço o comentário e aproveito para esclarecer que quando estiveste a olhar para o meu jornal foi num período de transição em que estava a fazer alterações à página. Mudei o layout, o título e separei a “Agenda” demarcando-a do jornal.
A Agenda agora é uma comunidade própria (outra característica do LJ) intitulada “aminhagenda” que tem um moderador (pode ter mais) mas na qual todos os membros podem colocar posts de divulgação de espectáculos e eventos.
5.
bruno espadana | 16 Janeiro, 2004 às 10:10 am
antes de mais, agradeço a referência ao meu journal! 🙂
confesso que não concordo com essa opinião de que o livejournal favorece o post ligeiro… de facto, sendo utilizador quer da plataforma disponibilizada pelo livejournal, quer da disponibilizada pelo blogger.com, confesso que é no livejournal (lj) que sinto haver mais facilidade na criação de uma verdadeira “comunidade” e, consequentemente, maior facilidade na discussão de temas e ideias. Basta ver o sistema de comentários do lj que facilita bastante mais a troca de opiniões em cada post colocado – o que nos weblogs do tipo blogger e afins não acontece, sendo a discussão muitas vezes feita através de respostas e contra-respostas colocadas nos diversos weblogs, o que dificulta bastante seguir o fio à meada e encontrar o início das discussões. como dizia há dias a nit (http://www.livejournal.com/users/nitnit), “os blogos são ilhas…os ele jotas são cidades”…
a questão dos posts serem ou não ligeiros depende unica e exclusivamente de quem os escreve – há muitos weblogs fora do livejournal que também o são, obviamente -, não penso que a plataforma em si tenha a ver com isso…
(um exemplo prático do que quero dizer – se alguém me responder a este comentário eu nunca o saberei a menos que continue a vir cá espreitar os comentários com alguma regularidade… no livejournal, quando me respondem a um comentário feito em qualquer outro lj, recebo uma notificação por mail o que me facilita receber as respostas e poder continuar a discussão… 😉 )
bom, o texto já vai longo… obrigado mais uma vez e um abraço!