ESTADO SOBREVIVE AO DECLÍNIO DA NAÇÃO (IV)

25 Dezembro, 2003 at 3:07 pm

.Foi com efeito a Primeira Guerra Mundial que promoveu a noção de Estado-Nação à categoria de critério universal para o bem fundado da organização internacional dos povos.

.

Há momentos em que até as nações imperiais querem libertar-se da dimensão imperial para se autocentrarem no seu Estado-Nação. Ninguém melhor do que Kemal Ataturk para nos explicar o caso da Turquia, presa do tecido Império Otomano e do omnissocial califado. Disse Ataturk em 1923: .A nação turca sofre demasiado por ter ignorado a sua própria nacionalidade. Os diferentes povos que compunham o Império Otomano emanciparam-se, utilizando precisamente os seus sentimentos nacionalistas. Pelo nosso lado, nós passámos a compreender o que somos . uma nação estrangeira diferente dessas nações . exactamente no momento em que fomos expulsos por elas….

Eis a melhor síntese histórica sobre as relações entre império e nação feita no período em que os grandes impérios davam lugar aos Estados-Nação na organização do sistema internacional. Finlandeses, lituanos, letónios, polacos, estónios, ucranianos, checos, eslovacos, eslovénios encontraram, ora na religião, ora na língua, ora na tradição, ora na luta política, os fundamentos da sua liberdade e da sua independência, consolidados por estados que também terão as suas tentações totalitárias. Na orla mediterrânica e do golfo Pérsico floresceram as nacionalidades libertas do Império Otomano..

.Estado sobrevive ao declínio da nação. (José Medeiros Ferreira) . Notícias do Milénio

[832]

Entry filed under: Semana da História.

1995 – FREITAS NA ONU 1º "POST" – COMPANHIA DE MOÇAMBIQUE – 03.07.2003


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: