NOVOS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – LETÓNIA (IV)

18 Dezembro, 2003 at 8:07 am

A República da Letónia (Latvija Republika) localiza-se no Nordeste da Europa, junto ao Mar Báltico, sendo delimitada pela Estónia (a Norte) e Lituânia (a Sul), para além de fazer fronteira também com a Rússia e Bielo-Rússia, a leste. Situa-se numa confluência de rotas comerciais, sendo tradicionalmente uma .ponte. entre a Europa Ocidental e a Rússia.

Tem uma superfície total de 64 500 km2 e uma população de cerca de 2,4 milhões de habitantes . essencialmente 58 % de letões e 30 % de russos.

A capital do país é a cidade de Riga (com cerca de 750 000 habitantes), fundada em 1201, sendo o seu centro histórico reconhecido pela UNESCO como um dos sítios culturais mais bem conservados do mundo; tem uma tradição arquitectónica alemã. Destacam-se ainda as cidades de Daugavpils, Jelgava, Júrmala, Liepaja, Rézekne e Ventspils.

É um país plano, com uma altitude média muito baixa, inferior a 100 metros (o ponto mais elevado, Gaizinkalns, atinge apenas 310 metros). O porto de Ventspils é o maior da região, e um dos 15 mais importantes da Europa. O território é bastante arborizado, possuindo mais de 3 000 lagos (sendo o maior o Lago Lubáns) e cerca de 750 pequenos rios (o maior, Daugava, com 1 005 km) que vão desaguar no mar Báltico e no Golfo de Riga.

É na Letónia que se pode encontrar a maior população de castores da Europa, assim como uma das maiores quantidade de manadas de lobos.

A maioria da população segue a Igreja evangélica Luterana, seguindo-se a confissão católica. As festas tradicionais mais importantes celebram-se na noite de 23 de Junho (Ligovakars) e no dia 24 de Junho (Jáni), assinalando o solstício de Verão, remontando a sua tradição a milhares de anos atrás.

[787]

Entry filed under: Novos países União Europeia.

1991 – FIM DA URSS "LES GALAPIATS"


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: