NOVOS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – LETÓNIA (IV)
A República da Letónia (Latvija Republika) localiza-se no Nordeste da Europa, junto ao Mar Báltico, sendo delimitada pela Estónia (a Norte) e Lituânia (a Sul), para além de fazer fronteira também com a Rússia e Bielo-Rússia, a leste. Situa-se numa confluência de rotas comerciais, sendo tradicionalmente uma .ponte. entre a Europa Ocidental e a Rússia.
Tem uma superfície total de 64 500 km2 e uma população de cerca de 2,4 milhões de habitantes . essencialmente 58 % de letões e 30 % de russos.
A capital do país é a cidade de Riga (com cerca de 750 000 habitantes), fundada em 1201, sendo o seu centro histórico reconhecido pela UNESCO como um dos sítios culturais mais bem conservados do mundo; tem uma tradição arquitectónica alemã. Destacam-se ainda as cidades de Daugavpils, Jelgava, Júrmala, Liepaja, Rézekne e Ventspils.
É um país plano, com uma altitude média muito baixa, inferior a 100 metros (o ponto mais elevado, Gaizinkalns, atinge apenas 310 metros). O porto de Ventspils é o maior da região, e um dos 15 mais importantes da Europa. O território é bastante arborizado, possuindo mais de 3 000 lagos (sendo o maior o Lago Lubáns) e cerca de 750 pequenos rios (o maior, Daugava, com 1 005 km) que vão desaguar no mar Báltico e no Golfo de Riga.
É na Letónia que se pode encontrar a maior população de castores da Europa, assim como uma das maiores quantidade de manadas de lobos.
A maioria da população segue a Igreja evangélica Luterana, seguindo-se a confissão católica. As festas tradicionais mais importantes celebram-se na noite de 23 de Junho (Ligovakars) e no dia 24 de Junho (Jáni), assinalando o solstício de Verão, remontando a sua tradição a milhares de anos atrás.
[787]
Entry filed under: Novos países União Europeia.