NOVOS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – LETÓNIA (III)

17 Dezembro, 2003 at 8:57 am 1 comentário

Até que as reformas do comunismo soviético permitiram estimular o movimento de independência Letão; em 1987, com as reformas promovidas por Mikhail Gorbatchov, surgem em Riga as primeiras manifestações de massa contra o domínio soviético.

A Frente Popular, reunindo diferentes grupos políticos, conquista, em 1989, uma larga vitória nas eleições, com a sua proposta de transição para a independência.

Finalmente, a Letónia viria a recuperar a independência em 21 de Agosto de 1991. Em Outubro, foi aprovada a Lei da Cidadania, concedida a quem já era cidadão letão antes de 1940 e aos seus descendentes, excluindo assim a grande maioria dos russos. Em 1994, as tropas russas abandonaram por fim o país.

Desde então, tem procurado reforçar os seus laços com o Ocidente, tendo aderido à NATO. Em Setembro de 2003, 70 % dos Letões aprovaram a adesão do país à União Europeia.

[781]

Entry filed under: Novos países União Europeia.

100 ANOS A VOAR CAETANO VELOSO – ANTOLOGIA 67/03

1 Comentário

  • 1. cajosilva  |  17 Dezembro, 2003 às 3:00 pm

    A Letónia é de facto um país com grandes possibilidades para uma rápida expansão. Tem a seu favor uma grande centralidade em termos territorias e uma grande percentagem de individuos com formação superior. É um pais com cerca de 2.400.000 habitantes mais poderá ser um dos países provaveis ao alargamento dos interesses económicos dos restantes membros.
    Tive a oportunidade de estar nesse país há pouco tempo e devo dizer que em termos turísticos tem também fortes possiblidades de competição.

    Confesso que fiquei surpreso recomendo para visita.


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • RT @jorgeraa: Ninguém faz uma petição a exigir que o Palhinha cumpra um jogo de castigo? A integridade da competição não fica posta em caus… 20 minutes ago
  • RT @juniorbeefierri: + VITÓRIAS CONSECUTIVAS - Top-6 Ligas: 11 🇮🇹Inter 6 🇵🇹Benfica 5 🇵🇹Porto 4 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿Man United 4 🇪🇸Real Madrid 4 🇮🇹Atalan… 2 hours ago
  • @PatriciaAbq Os números de amanhã serão um indicador para ver como está a evoluir (aparentemente a subir, mas, para… twitter.com/i/web/status/1… 3 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: