NOVOS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – LETÓNIA (III)
17 Dezembro, 2003 at 8:57 am 1 comentário
Até que as reformas do comunismo soviético permitiram estimular o movimento de independência Letão; em 1987, com as reformas promovidas por Mikhail Gorbatchov, surgem em Riga as primeiras manifestações de massa contra o domínio soviético.
A Frente Popular, reunindo diferentes grupos políticos, conquista, em 1989, uma larga vitória nas eleições, com a sua proposta de transição para a independência.
Finalmente, a Letónia viria a recuperar a independência em 21 de Agosto de 1991. Em Outubro, foi aprovada a Lei da Cidadania, concedida a quem já era cidadão letão antes de 1940 e aos seus descendentes, excluindo assim a grande maioria dos russos. Em 1994, as tropas russas abandonaram por fim o país.
Desde então, tem procurado reforçar os seus laços com o Ocidente, tendo aderido à NATO. Em Setembro de 2003, 70 % dos Letões aprovaram a adesão do país à União Europeia.
[781]
Entry filed under: Novos países União Europeia.




1.
cajosilva | 17 Dezembro, 2003 às 3:00 pm
A Letónia é de facto um país com grandes possibilidades para uma rápida expansão. Tem a seu favor uma grande centralidade em termos territorias e uma grande percentagem de individuos com formação superior. É um pais com cerca de 2.400.000 habitantes mais poderá ser um dos países provaveis ao alargamento dos interesses económicos dos restantes membros.
Tive a oportunidade de estar nesse país há pouco tempo e devo dizer que em termos turísticos tem também fortes possiblidades de competição.
Confesso que fiquei surpreso recomendo para visita.