UNIÃO EUROPEIA – 1990
Ano Europeu do Turismo.
Em Abril, o Conselho Europeu reúne-se em sessão especial em Dublin (Irlanda), e chega a acordo quanto a uma abordagem comum da unificação alemã e das relações com os países da Europa Central e Oriental.
Em Maio, é assinado em Paris o acordo constitutivo do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD) com vista à prestação de apoio financeiro aos países da Europa Central e Oriental.
Em Junho, o Acordo de Schengen relativos à eliminação dos controlos fronteiriços é assinado pelos países do Benelux, França e Alemanha.
No mesmo mês, a CEE e os países da EFTA iniciam negociações formais relativas à criação do Espaço Económico Europeu (EEE).
Em 1 de Julho, entra em vigor a primeira fase da União Económica e Monetária (UEM). É concedido a quatro Estados-Membros (Espanha, Portugal, Grécia e Irlanda) um regime de excepção por se considerarem insuficientes os seus progressos em matéria de integração financeira.
Ainda em Julho, a República de Chipre e a República de Malta apresentam o seu pedido oficial de adesão às Comunidades Europeias.
A 3 de Outubro, concretiza-se a Reunificação da Alemanha; os “Länder” da antiga Alemanha de Leste passam a fazer parte da União Europeia.
Em Novembro, a Itália adere ao acordo de Schengen.
Em Dezembro, o Conselho Europeu, reunido em Roma, lança as duas Conferências intergovernamentais sobre a União Económica e Monetária e a União Política.
[773]
Entry filed under: História da União Europeia.



