NOVOS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – LETÓNIA (II)

16 Dezembro, 2003 at 8:54 am

Nos séculos XVIII (após a Grande Guerra do Norte, de 1700-1721) e XIX, a Rússia obteve o controlo da Letónia e regiões vizinhas.

Nas décadas de 1850 a 1870, dá-se o despertar nacional do povo letão, alimentado nomeadamente pelos privilégios de que continuavam a beneficiar os aristocratas alemães, descendentes dos conquistadores do século XIII, que mantinham a propriedade exclusiva da terra.

Na sequência da devastação resultante da Revolução Russa e da Primeira Guerra Mundial, a Letónia declarou a sua independência em 18 de Novembro de 1918, reconhecida pela Rússia no Tratado de Riga de 1920.

Em 1934, Karlis Ulmanis promove um golpe de Estado e promove uma aliança báltica.

O período de independência viria a ser curto, dado que o país foi anexado pela União Soviética em Junho de 1940, na sequência do acordo Soviético e Nazi (Pacto Ribbentrop-Molotov) de 1939.

À excepção de um período de ocupação alemã durante a II Guerra Mundial (1941-1945), a Letónia integrou o território soviético (a União Soviética retomara o controlo da região, com o final da Guerra), tendo sido removidos das suas terras centenas de milhares de camponeses, para além de inúmeros prisões, deportações e até execuções; viriam a instalar-se no país grandes contingentes de populações russas.

[774]

Entry filed under: Novos países União Europeia.

UNIÃO EUROPEIA – 1990 1º "POST" – AVIZ – 16.06.2003


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


<span>%d</span> bloggers like this: