2003 – ANO DOS "BLOGUES" (XIII)

12 Dezembro, 2003 at 6:21 pm 1 comentário

A 18 de Junho, os “blogues” chegavam à rádio, pela mão de Francisco José Viegas, na Antena 1, no programa “Escrita em Dia”, num debate com a participação de José Mário Silva (do Blog de Esquerda), Nuno Costa Santos (do Desejo Casar), Pedro Lomba (ex-A Coluna Infame) e Pedro Mexia (Dicionário do Diabo).

Nuno Costa Santos começou por afirmar ser um “novo-rico da blogosfera”, dada a recente chegada, enquanto Pedro Lomba divulgou o seu novo “blogue” e Pedro Mexia anunciou o Dicionário do Diabo, com maior abrangência para além do campo político.

Francisco José Viegas lançou a questão colocada pelo Abrupto sobre o “umbiguismo na blogosfera”, tendo José Mário Silva defendido que os «blogues são um media alternativo, são diários…. e que se trata de “blogues de personalidades”»

Pedro Lomba relativizou a importância do fenómeno: “A Coluna tinha 500 ou 700 leitores diários, não é importante…”. Não obstante, afirmou que podem ser “um incentivo para os jornais melhorarem”.

Sobre o seu papel pioneiro nos “blogues”, José Mário Silva referiu o “desprezo inicial do jornalismo clássico” perante o fenómeno, situação invertida com a chegada de muitos jornalistas, assim como a de Pacheco Pereira.

Pedro Mexia recordou o contexto do aparecimento dos “blogues políticos em Portugal, na altura da guerra do Iraque”, reflectindo posições políticas de direita ou de esquerda, num “momento muito politizado”.

José Mário Silva concluiu sublinhando ainda a «surpreendente qualidade de alguns textos editados nos “blogues.“»

P. S. Este resumo é baseado no texto de Pedro Fonseca, no Contra Factos e Argumentos, a quem devo desculpas por não ter sido expressa e previamente citado. Conforme referido na primeira entrada desta série (“2003 – Ano dos “Blogues” (0)”), de 30 de Novembro (nº 646), no levantamento de textos que apresentarei até ao final do ano, socorri-me principalmente dos blogues de António Granado (Ponto Média) e Pedro Fonseca (Contra Factos e Argumentos) -particularmente no que respeita à “pré-história da blogosfera” -, sendo também de referência obrigatória o Blog Clipping (de Elisabete Barbosa) e Metablogue (inicialmente de Joaquim Paulo Nogueira e de João L. Nogueira).

[751]

Entry filed under: 2003 - Ano dos "Blogues".

1º "POST" – ALMOCREVE DAS PETAS – 17.05.2003 1987 – FC PORTO CAMPEÃO MUNDIAL

1 Comentário

  • 1. vmar  |  12 Dezembro, 2003 às 10:05 pm

    Como habitualmente aqui estou eu.


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • FC Porto a 1 ponto do título... Benfica a 1 ponto do 2.º lugar 1 day ago
  • RT @diogomcosta_: Nem se pode dizer que estivemos mal, mas esta equipa desespera pelo fim da época. E precisamos de um reset total. 1 day ago
  • @joaomiranda É justo que a festa seja no jogo com o Sporting... 1 day ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: