2003 – ANO DOS "BLOGUES" (X)

9 Dezembro, 2003 at 6:53 pm 1 comentário

Em 2 de Junho, Pedro Fonseca apresenta, também no suplemento “Computadores” do “Público”, novo artigo sobre a conferência Blogtalk, realizada em Viena: “Maioria dos ‘bloggers’ ainda são info-ricos”.

Surge no Abrupto, a 3 de Junho, o que terá sido o primeiro poema em Portugal a usar a palavra “blogue”, um soneto de Vasco Graça Moura (“recusando” a solicitação para que abrisse também um “blogue”):

“Não há nada no mundo que me pague
para aqui estar. não há nada que jogue
e nada que responda ou faça blague
por eu, panteramente, estar no blog.

não há verso do rilke que me afague,
por mais que o vgm aqui dialogue
com o jpp, quer me embriague,
quer passe fome, ou me espreguice e drogue.

sou a pantera fora da internet.
passo lá por acaso. depois saio
e volto às grades onde alguém me mete.

e rujo e rosno e mordo e não me ensaio
nada nas piruetas da disquette
de apagá-la depois. só me distraio..

Haviam então começado (já desde 9 de Abril) os eventos do “É a cultura, estúpido!” (“happening” cultural organizado pelas “Produções Fictícias“); na terceira sessão, a 4 de Junho, sendo o tema “Livros de Verão”, reuniram-se alguns “bloguistas” (nomeadamente os “polemistas2 Pedro Mexia e José Mário Silva), debatendo também a situação da blogosfera, com moderação de Anabela Mota Ribeiro, fechando com o stand-up de Ricardo de Araújo Pereira. José Mário Silva fez uma analogia entre a blogosfera e os cafés de antigamente; foi também realçada a qualidade da escrita nos “blogues”.

[729]

Entry filed under: 2003 - Ano dos "Blogues".

1º "POST" – ABRUPTO – 06.05.2003 1985 – DEMOCRACIA NO BRASIL

1 Comentário

  • 1. vmar  |  9 Dezembro, 2003 às 10:30 pm

    A chuva e o trânsito dificultou em muito o caminho para aqui, mas cheguei.


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


<span>%d</span> bloggers like this: