2003 – ANO DOS "BLOGUES" (V)

4 Dezembro, 2003 at 6:11 pm 2 comentários

Ainda em Janeiro de 2003, Pedro Fonseca, do ContraFactos & Argumentos, disponibilizara já uma lista de weblogs portugueses, então pouco mais que 150. O Blogs em Pt viria a listar os “blogues” criados por portugueses ou em Portugal, entre 25 de Janeiro e 2 de Julho de 2003.

A propósito, “A Coluna Infame” apresentava, a 30 de Janeiro, o seguinte texto:

“BLOGS EM PORTUGAL: Encontrámos uma listagem de blogs portugueses. Surfámos por todos eles.

Feita a ronda, constatamos que os únicos sites indispensáveis são mesmo o Ponto Média de António Granado e o Blog de Esquerda. Além destes vossos criados. Mas temos a certeza que os próximos tempos representarão um salto também qualitativo na blogosfera portuguesa. Daremos notícias”.

Surgiriam depois outros apontadores, entre os quais o Bloco-Notas (que anunciou entretanto a desactivação do serviço em 16 de Novembro, numa altura em que referenciava 2 724 “blogues”), o Blogues no Sapo, o Frescos, Blogo no Sapo, o Weblog.com.pt e, por fim (a 4 de Novembro), o Blogs.sapo.pt.

Entre 26 de Abril e 27 de Agosto, o Posto de Escuta apresentara também uma página a que chamou “Ecos da blogosfera”, a qual consistia em citações de “entradas” de diversos “blogues”.

A título de curiosidade, o grande “boom” ocorreu na semana de 30 de Junho a 7 de Julho (com 216 novos “blogues”, de acordo com a listagem do Bloco-Notas); o dia mais “produtivo” foi o de 2 de Julho (mais 96 “blogues”); o mês mais “activo” o de Julho (mais 800 “blogues”!).

Também segundo a mesma lista, dos 615 “blogues” referenciados a 18 de Junho, passou-se a 791 em 30 de Junho e a 998 a 5 de Julho; a quantidade referida a 18 de Junho foi “duplicada” em 16 de Julho (1249 “blogues”). No final de Julho, atingiam já 1591, subindo para 1878 no fim de Agosto. O número de 2000 “blogues” foi atingido a 8 de Setembro, ultrapassando-se os 2500 a 18 de Outubro.

P. S. Como refere o Carlos Antunes, nas listas do Bloco-Notas, foram sendo eliminados os “blogues” sem actividade há mais de 4 meses, não obstante continuarem online. Nesta data, o número total de “blogues” deverá rondar os 4000!

[693]

Entry filed under: 2003 - Ano dos "Blogues".

1º "POST" – ENE COISAS – 13.03.2003 1981 – TGV

2 comentários

  • 1. vmar  |  4 Dezembro, 2003 às 9:26 pm

    Hoje passei por aqui mais cedo.

  • 2. Carlos Antunes  |  5 Dezembro, 2003 às 12:08 pm

    Análise interessante das listas do BN. Apenas faltou considerar que, ao longo de sete meses, foram apagados os endereços não actualizados há mais de 4; alguns destes blogs nunca mais foram actualizados mas continuam online, pelo que o número total deverá rondar, neste momento, os 4.000.


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


<span>%d</span> bloggers like this: