FUTUROS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – ESTÓNIA (II)
21 Outubro, 2003 at 8:47 am 1 comentário
Em 1897, a Estónia tinha 986 000 habitantes – 90,6% dos quais eram estónios. A Estónia era uma das regiões mais desenvolvidas do Império Russo. A cidade de Tartu tornou-se no centro da “Renascença nacional”; foi ali que Jaan Tõnisson, editor do jornal Postimees (“O Carteiro”), lutou contra os efeitos da russificação, chamou a atenção para as virtudes nacionais e a importância de colaboração e organização.
No início da I Guerra Mundial, o governo central limitou os direitos dos báltico-alemães. Depois da queda do poder czarista em 1917 a Iuta entre as forças nacionais e os Bolchevistas continuou. No dia 30 de Março, o Governo Provisório Russo aprovou a autonomia para a Estónia. Os Conselhos Soviéticos não conseguiram, porém, ter o controlo da situação e no dia 15 de Novembro a Câmara da Terra nomeou-se o poder supremo da Estónia declarando pela primeira vez o direito dos estónios à autodeterminação.
No dia 24 de Fevereiro de 1918, após a cedência, por Lenine, da Estónia à Alemanha, o Manifesto da Independência da Estónia proclamou a República da Estónia. Em 2 de Fevereiro de 1920, foi concluído o Tratado de Paz de Tartu, em que a Rússia Soviética reconheceu a República da Estónia.
Em 1928, foi instaurada a moeda nacional: a coroa estónia. A crise económica mundial culminou na Estónia em 1932, a produção caiu de 1/3. A recuperação rápida da economia que começou em 1934, deveu-se à intervenção do governo. Com os investimentos alemães, as industrias de argila xistosa, de celulose e de fosforite cresceram.
Ainda em 1934, foi estabelecida uma ditadura fascista, com o apoio da Alemanha; o parlamento e os partidos foram dispersos, os direitos políticos foram limitados. A Assembleia Nacional elaborou a nova Constituição, que entrou em vigor em 1938. Foi criado um parlamento de duas-câmaras que, até certo ponto, era dependente do Presidente. O período do poder autoritário da Estónia foi um dos mais moderados entre os numerosos regimes anáIogos na Europa nessa altura.
[437]
Entry filed under: Novos países União Europeia.




1.
Jaio la espia | 21 Outubro, 2003 às 12:54 pm
Leonel, enhorabuena por su página. Es muy interesante. ¿Tiene usted o su trabajo relación con la Unión Europea? Yo la espío. Podríamos intercambiarnos información 😉