FUTUROS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – ESTÓNIA (II)

21 Outubro, 2003 at 8:47 am 1 comentário

Em 1897, a Estónia tinha 986 000 habitantes – 90,6% dos quais eram estónios. A Estónia era uma das regiões mais desenvolvidas do Império Russo. A cidade de Tartu tornou-se no centro da “Renascença nacional”; foi ali que Jaan Tõnisson, editor do jornal Postimees (“O Carteiro”), lutou contra os efeitos da russificação, chamou a atenção para as virtudes nacionais e a importância de colaboração e organização.

No início da I Guerra Mundial, o governo central limitou os direitos dos báltico-alemães. Depois da queda do poder czarista em 1917 a Iuta entre as forças nacionais e os Bolchevistas continuou. No dia 30 de Março, o Governo Provisório Russo aprovou a autonomia para a Estónia. Os Conselhos Soviéticos não conseguiram, porém, ter o controlo da situação e no dia 15 de Novembro a Câmara da Terra nomeou-se o poder supremo da Estónia declarando pela primeira vez o direito dos estónios à autodeterminação.

No dia 24 de Fevereiro de 1918, após a cedência, por Lenine, da Estónia à Alemanha, o Manifesto da Independência da Estónia proclamou a República da Estónia. Em 2 de Fevereiro de 1920, foi concluído o Tratado de Paz de Tartu, em que a Rússia Soviética reconheceu a República da Estónia.

Em 1928, foi instaurada a moeda nacional: a coroa estónia. A crise económica mundial culminou na Estónia em 1932, a produção caiu de 1/3. A recuperação rápida da economia que começou em 1934, deveu-se à intervenção do governo. Com os investimentos alemães, as industrias de argila xistosa, de celulose e de fosforite cresceram.

Ainda em 1934, foi estabelecida uma ditadura fascista, com o apoio da Alemanha; o parlamento e os partidos foram dispersos, os direitos políticos foram limitados. A Assembleia Nacional elaborou a nova Constituição, que entrou em vigor em 1938. Foi criado um parlamento de duas-câmaras que, até certo ponto, era dependente do Presidente. O período do poder autoritário da Estónia foi um dos mais moderados entre os numerosos regimes anáIogos na Europa nessa altura.

[437]

Entry filed under: Novos países União Europeia.

UNIÃO EUROPEIA – 1954 GUERRA E PAZ

1 Comentário

  • 1. Jaio la espia's avatar Jaio la espia  |  21 Outubro, 2003 às 12:54 pm

    Leonel, enhorabuena por su página. Es muy interesante. ¿Tiene usted o su trabajo relación con la Unión Europea? Yo la espío. Podríamos intercambiarnos información 😉


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.