ELVIS AARON PRESLEY (I)

21 Outubro, 2003 at 1:59 pm

Considerado o .rei. do rock’n’roll, Elvis Aaron Presley nasceu no Mississipi, em 1935, tendo acompanhado a família na mudança para Memphis em 1948.

Em 1953, vendo um anúncio no estúdio da Memphis Recording Service, que dizia “faça o seu próprio disco: duas canções por 4 dólares”. Resolveu, então gravar, a título de presente de aniversário para a mãe, “My Happiness”. No ano seguinte, repetiu “a dose”, com”That’s Alright Mama., que viria a tornar-se o primeiro dos seus êxitos.

Em 1955, surge efectivamente o seu primeiro grande sucesso, “Heartbreak Hotel”, recriando música negra, com elementos de country e gospel, nascendo assim o “rockabilly”.

O público jovem encantou-se com o seu vigor e a sua sensualidade.

Nos anos seguintes, sucedem-se os sucessos “Blue Suedes Shoes”, “Hound Dog”, “All Shook up”, “Don’t Be Cruel”, assim como os primeiros filmes – “Love me Tender”, “Loving You”, “Jailhouse Rock”, “King Creole”.

Em 1958, Elvis Presley foi recrutado para o Exército, tendo passado dois anos na Alemanha, onde conheceu Priscilla Beaulieu.

Ao regressar, em 1960, participou nos filmes “Flaming Star”, “Follow That Dream”, “Wild in the Country” e lançou, entre outros sucessos, as canções “His Latest Flame”, “She’s not You”, “Are You Lonesome Tonight?”, “lt’s Now or Never”, introduzindo um estilo bem menos agressivo e mais romântico, a que se associou também uma mudança do seu público, substituindo os jovens por uma audiência “de mais idade”.

Em 1967, casou-se com Priscilla e, no ano seguinte, nasceu a sua filha Lisa Marie.

No início da década de 70, foram lançados os documentários “Elvis: That’s the Way it Is” e “Elvis on Tour”, e o famoso especial de TV, também editado em disco, “Elvis: Aloha from Hawaii via Satelite”.

Em 1973, porém, uma mudança em sua vida pessoal afectaria a sua carreira de forma determinante: a partir do divórcio de Priscilla, Elvis teve vários problemas de saúde e excesso de peso, sendo hospitalizado mais de cinco vezes em quatro anos.

Elvis continuou a gravar e a participar em espectáculos até sua morte, no dia 16 de Agosto de 1977, oficialmente em consequência de um colapso cardíaco (havendo indícios de que abusava de barbitúricos e outras drogas).

O fim de Elvis Presley foi chorado no mundo inteiro, mas os seus inúmeros fan-clubes continuam vivos.

[439]

Entry filed under: Música.

GUERRA E PAZ ELVIS AARON PRESLEY (II)


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.