"MANAGER" (V) – MOTIVAR
Não se “nasce motivado”, pode “ser-se motivado”!
As responsabilidades, a consideração, a promoção, as possibilidades de desenvolvimento pessoal, a informação e a autonomia são factores de motivação, desenvolvendo a satisfação no trabalho.
Um aumento salarial, só por si, não será necessariamente um factor de motivação, mas principalmente um elemento para evitar a desmotivação.
Em regra, ninguém fará esforços adicionais a não ser que esses esforços lhe confiram valor aos próprios olhos do interessado; assim como não fará esforços se não perceber a relação entre a medida desse esforço e o que recebe em compensação; tal como não fará esforços se se sentir incapaz de realizar o que é pretendido.
Colocar em acção um adequado modelo de motivação possibilitará ao colaborador “apropriar-se” do seu próprio trabalho, assumir novas responsabilidades, desenvolver a sua auto-confiança e auto-estima e aumentar a sua pró-actividade.
Tal deverá proporcionar à entidade ganhos a nível de actividade, inovação, entusiasmo e dinamismo.
Finalmente, o processo pressupõe também a emissão de sinais de reconhecimento positivo pelos resultados atingidos pelos colaboradores.
P. S. Mais agradecimentos, à Espuma dos dias e ao Cidadão livre.
[416]
Entry filed under: Tema livre.



