ÁFRICA – DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI (I)
O subdesenvolvimento estrutural africano tem sido sistematicamente acompanhado por guerras e conflitos étnicos, desde a África Ocidental (Serra Leoa, Libéria e, ultimamente, Costa do Marfim), à região dos Grandes Lagos (Ruanda, Burundi, o Congo e a R. D. Congo), passando pelo “Corno de África” (Sudão, Somália, guerra entre a Etiópia e a Eritreia) e pela África Austral (Angola e Zimbabwe).
Os recursos petrolíferos e mineiros têm acabado por consubstanciar paralelamente um obstáculo ao controlo da violência, agravando os problemas económicos; acresce o grave problema da Sida, com particular incidência na África Austral.
Se, até agora, os dramas africanos não tiveram impacto significativo sobre a segurança a nível mundial, será de recear que a “implosão” de África possa ter consequências nefastas para o equilíbrio mundial.
A violência do continente poderá acabar por ser exportada, como tem acontecido no Médio Oriente, por via de movimentos terroristas já estabelecidos. O êxodo de refugiados em fuga das guerras e das doenças acelerará os movimentos de populações em direcção ao Norte. Dificilmente estas catástrofes, afectando 800 milhões de pessoas, deixarão de ter repercussões externas.
[412]
Entry filed under: Internacional.



