"MANAGER" (IV) – DELEGAR
Dirigir corresponde a fazer “fazer”.
A responsabilidade do dirigente é a de atingir os objectivos propostos. Para tal, foi-lhe conferido o poder de confiar aos seus colaboradores objectivos precisos, missões e tarefas concretas.
A delegação permite: gerir melhor o tempo; contornar sobrecargas de trabalho, utilizar e desenvolver as competências dos colaboradores, aumentar o seu sentido de responsabilidade, desenvolver a sua motivação, instalar a confiança.
Porém, nem tudo pode ser delegado; há tarefas que são da responsabilidade do dirigente. Por outro lado, a selecção das pessoas a quem serão delegadas tarefas é um ponto-chave no êxito do processo; é necessário que os colaboradores disponham das competências suficientes e que se encontrem motivados para a realização das tarefas atribuídas, assim como que disponham do tempo necessário. Delegar pressupõe portanto um bom conhecimento das características de cada colaborador.
A delegação deve ser proposta (e não imposta) ao colaborador, devendo ser claramente delimitada e sublinhada a co-responsabilidade.
[409]
Entry filed under: Tema livre.



