"MANAGER" (IV) – DELEGAR

16 Outubro, 2003 at 8:30 pm

Dirigir corresponde a fazer “fazer”.

A responsabilidade do dirigente é a de atingir os objectivos propostos. Para tal, foi-lhe conferido o poder de confiar aos seus colaboradores objectivos precisos, missões e tarefas concretas.

A delegação permite: gerir melhor o tempo; contornar sobrecargas de trabalho, utilizar e desenvolver as competências dos colaboradores, aumentar o seu sentido de responsabilidade, desenvolver a sua motivação, instalar a confiança.

Porém, nem tudo pode ser delegado; há tarefas que são da responsabilidade do dirigente. Por outro lado, a selecção das pessoas a quem serão delegadas tarefas é um ponto-chave no êxito do processo; é necessário que os colaboradores disponham das competências suficientes e que se encontrem motivados para a realização das tarefas atribuídas, assim como que disponham do tempo necessário. Delegar pressupõe portanto um bom conhecimento das características de cada colaborador.

A delegação deve ser proposta (e não imposta) ao colaborador, devendo ser claramente delimitada e sublinhada a co-responsabilidade.

[409]

Entry filed under: Tema livre.

PAPA JOÃO PAULO II – 25 ANOS BANDA DESENHADA – EXPOSIÇÕES


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.