FUTUROS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – CHIPRE (I)

28 Julho, 2003 at 7:19 am

No próximo dia 1 de Maio de 2004, a União Europeia viverá o maior alargamento da sua história, passando de 15 a 25 membros; serão admitidos como novos países-membros: Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia e R. Checa. 

A União Europeia abre-se ao leste e ganha novas fronteiras, do Báltico ao Mediterrâneo. 

A partir de hoje, e ao longo dos próximos 10 meses, proponho-me apresentar (em 10 séries “semanais” de “artigos”, a editar mensalmente) breves notas sobre cada um dos novos países a integrar a União, compreendendo aspectos de natureza histórica, geográfica, económica e cultural. 

Começamos portanto, hoje, a “Semana do CHIPRE”. 

Chipre é uma ilha, localizada no Mediterrâneo oriental, habitada desde o neolítico (cerca de 7 000 A.C.). No quarto e terceiro milénio A.C. desenvolveu-se uma cultura neolítica e outra do bronze. 

Durante a época do bronze (2 600 – 1 000 A.C.), Chipre beneficiou de grande reputação pela sua produção de cobre, derivando precisamente o seu nome (“Kipros / Kibris”) de uma denominação arcaica deste metal. 

Recebeu também influência micénica (cujo centro se localizou na cidade-reino de Salamina). 

Nos séculos seguintes, foi sucessivamente dominada por egípcios, fenícios e persas. Conquistada por Alexandre “O Grande” no século IV A.C. (que a libertou do domínio persa), converteu-se de seguida em parte do estado egípcio, sob governantes gregos, descendentes de Ptolomeo. 

[99]

Entry filed under: Novos países União Europeia.

O MEU PÉ DE LARANJA LIMA (VIII) ITÁLIA


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.