HUMAN DEVELOPMENT INDEX (III)

23 Julho, 2003 at 7:23 am

Ao longo dos anos, os países mais bem posicionados no .Índice de Desenvolvimento Humano. apresentaram a seguinte tendência de evolução (nos estudos relativos, respectivamente, aos anos de 1975; 1980; 1985; 1990; 1995; 2001):

– Noruega: 8º / / 7º / / 4º / (94,4)

– Islândia: 6º / (88,4) / 3º / / 9º /
– Suécia: 7º / / 9º / 10º / 5º /

– Austrália: 12º / 11º / 11º / 14º / 2º /
– Holanda: 5º / / 5º / / 3º /

– Bélgica: 13º / 13º / 13º / 12º / 6º /
– EUA: 4º / / 2º / / 7º /

– Canadá: 3º / / 1º (90,4) / (92,4) / 1º (92,9) /

– Japão: 9º / / 6º / / 8º /
– Suíça: 1º (87,2) / / 4º / / 12º / 10º

.
– Portugal: 24º (78,5) / 27º (79,9) / 25º (82,1) / 26º (84,7) / 23º (87,6) / 23º (89,6)

A posição relativa de Portugal tem apresentado portanto ligeiras flutuações, tendo sido possível recuperar 4 lugares entre 1980 e 1995, conseguindo-se manter a posição em 2001.

O Canadá, que fora o líder mundial entre 1985 e 1995 regista uma .forte queda., para a 8ª posição. A Suíça teve também uma evolução menos favorável, tendo perdido os primeiros lugares.

Inversamente, a Noruega, para além da Austrália, Bélgica e Suécia, foram os países com melhores evoluções no período em análise.

Têm conseguido manter posições de relevo, de uma forma estável e permanente, a Islândia e a Holanda.

[73]

Entry filed under: Economia e Gestão, Internacional, Sociedade.

O MEU PÉ DE LARANJA LIMA (III) OS "BLOGUES" NO BRASIL E EM PORTUGAL


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.