Eleições Presidenciais EUA – 2008 (XXXIV)
17 Junho, 2008 at 11:52 pm Deixe um comentário
![]()
Na pretérita semana, aqui publiquei um texto sobre as perspectivas de cada um dos candidatos às eleições presidenciais estado-unidenses, com base na antecipação de projecções de resultados – a partir das sondagens que têm vindo a ser realizadas – em particular nos considerados “Estados-chave” (Swing States).
Apoiando-me na actualização de sondagens apresentada por Pedro Magalhães no “Margens de Erro“, o cenário então esboçado passaria a traduzir-se numa previsão de 276 “Grandes Eleitores” para Barack Obama, face a apenas 262 de John McCain (sendo a anterior estimativa de vantagem para Obama – 268/245 -, com 25 votos por atribuir, associados a Estados então considerados indefinidos: Ohio e Nevada).
Para cálculo destes números, considerei as previsões de vantagem de Obama nos Estados de Pennsylvania (21), Ohio (20), Wisconsin (10), Iowa (7) e New Mexico (5), assim como as tendências favorecendo McCain na Florida (27), Michigan (17), Virginia (13), Missouri (11) – não obstante as três últimas apontarem efectivamente para “empate técnico” – e Nevada (5).
Em relação às estimativas de partida, Obama venceria no até agora indeciso Ohio (20), recuperando, por outro lado, o Estado de New Mexico (5) – cuja tendência anterior favorecia McCain; o candidato republicano recuperaria o Michigan (17), ao mesmo tempo que se afirmaria no até então indefinido Estado do Nevada (5) – traduzindo estas evoluções um saldo favorável a McCain de 9 “Grandes Eleitores” (acréscimo líquido de 17, face a um acréscimo líquido de apenas 8 para o candidato democrata).
Entry filed under: Eleições EUA - 2008.




Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed