Eleições Presidenciais EUA – 2008 (XXXIV)

17 Junho, 2008 at 11:52 pm Deixe um comentário

Eleições Presidenciais EUA - 2008

Na pretérita semana, aqui publiquei um texto sobre as perspectivas de cada um dos candidatos às eleições presidenciais estado-unidenses, com base na antecipação de projecções de resultados – a partir das sondagens que têm vindo a ser realizadas – em particular nos considerados “Estados-chave” (Swing States).

Apoiando-me na actualização de sondagens apresentada por Pedro Magalhães no “Margens de Erro“, o cenário então esboçado passaria a traduzir-se numa previsão de 276 “Grandes Eleitores” para Barack Obama, face a apenas 262 de John McCain (sendo a anterior estimativa de vantagem para Obama – 268/245 -, com 25 votos por atribuir, associados a Estados então considerados indefinidos: Ohio e Nevada).

Para cálculo destes números, considerei as previsões de vantagem de Obama nos Estados de Pennsylvania (21), Ohio (20), Wisconsin (10), Iowa (7) e New Mexico (5), assim como as tendências favorecendo McCain na Florida (27), Michigan (17), Virginia (13), Missouri (11) – não obstante as três últimas apontarem efectivamente para “empate técnico” – e Nevada (5).

Em relação às estimativas de partida, Obama venceria no até agora indeciso Ohio (20), recuperando, por outro lado, o Estado de New Mexico (5) – cuja tendência anterior favorecia McCain; o candidato republicano recuperaria o Michigan (17), ao mesmo tempo que se afirmaria no até então indefinido Estado do Nevada (5) – traduzindo estas evoluções um saldo favorável a McCain de 9 “Grandes Eleitores” (acréscimo líquido de 17, face a um acréscimo líquido de apenas 8 para o candidato democrata).

Entry filed under: Eleições EUA - 2008.

Memória (II) Tecnopolis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

  • RT @swissfootdata: The 100 most successful clubs in the last 67 years in international competitions Retweet if your club is on this list 👇… 3 hours ago
  • Hoje, no Campeonato da Roménia, o Univ. Craiova ganhou ao U. Craiova, por 2-1... 3 hours ago
  • @nunocalvin2 Como dizia o "outro": Já fui muito feliz aí... (lançamento do meu livro sobre o Centenário do União de Tomar!) 2 days ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: