MUNDIAL 2006 – "BALANÇO INTERCALAR"
24 Junho, 2006 at 10:02 am Deixe um comentário
Concluídos que estão os 48 jogos da primeira fase, reduziram-se já a metade as selecções na disputa do título Mundial.
Num “balanço intercalar”, começo por destacar que a Europa mantém em prova 10 selecções (sendo, naturalmente, o continente mais representado, relativamente ao total dos 16 apurados para os 1/8 Final). Dos 14 participantes à partida, apenas ficaram pelo caminho a Sérvia e Montenegro (equipa e país em desagregação, que não revelou capacidade para “sobreviver” no muito difícil grupo em que o sorteio a colocou) e, de forma mais ou menos surpreendente, a Polónia, Croácia e R. Checa.
A América do Sul mantém 3 (Brasil, Argentina e Equador) dos 4 participantes; apenas o Paraguai “sucumbiu” na fase grupos.
Os restantes 3 apurados provêm da: África (Ghana), América Central (México), e Oceania (Austrália).
A zona africana foi (a par da Ásia) a mais “dizimada”, tendo perdido 4 dos 5 países que se apresentaram neste Mundial (Angola, Togo, Tunísia e a Costa do Marfim, que tanta expectativa suscitara).
Da América do Norte, Central e Caraíbas, foram 3 os países eliminados: EUA, Costa Rica e Trinidad e Tobago.
Por fim, a Ásia foi “riscada” do mapa do Mundial, com as eliminações do Irão, Coreia do Sul, Japão e Arábia Saudita.
A nível individal, as maiores decepções foram a R. Checa, Croácia e Sérvia e Montenegro… para além da França (não obstante ter garantido, quase “in extremis”, o apuramento).
Pela positiva, terão que ser destacados os desempenhos das 4 selecções com vitórias em todos os jogos disputados: Alemanha, Brasil, Portugal e Espanha! Mas também a forma como a Argentina e Holanda se afirmaram no mais difícil dos grupos. Assim como a solidez defensiva da Suíça, ainda com a sua baliza inviolada. E, noutra vertente, a segurança revelada pela Inglaterra e a tradicional “matreirice” da Itália. Por fim, nota para os apuramentos menos esperados de Equador, Austrália e, sobretudo, do Ghana (sobre quem recai agora a grande expectativa de ver o que poderá fazer perante o Brasil).
No quadro dos 1/8 Final, e para além do aliciante Brasil – Ghana, destaque para um prometedor Espanha – França e… inevitavelmente, para o Portugal – Holanda, a “repetição” da 1/2 Final do EURO 2004.
O “verdadeiro” Mundial começa agora; depois de 3 jogos de “aquecimento”, a prova vai entrar num ritmo de aceleração crescente, com as próximas 3 partidas (de cada selecção) a conduzir 2 países à ambicionada Final de Berlim, a 9 de Julho.
Entry filed under: Mundial 2006.




Subscribe to the comments via RSS Feed