REALIDADE E FICÇÃO EM “ANJOS E DEMÓNIOS" (I)

12 Setembro, 2005 at 12:30 pm 2 comentários

O CERN existe? Sim, o CERN – Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire (“Centro Europeu de Pesquisa Nuclear”) é uma organização internacional, localizada numa zona fronteiriça entre a Suíça e a França, próxima do Aeroporto de Genève.

A “World Wide Web” foi de facto inventada no CERN? Sim, a “Web” teve origem no CERN, criada em 1989 pelo inglês Tim Berners-Lee, desenvolvida por uma pequena equipa entre 1989 e 1994.

E a Internet, foi também inventada no CERN? Não! A “Internet” inicial baseou-se nos trabalhos conduzidos por Louis Pouzin em França, retomados por Vint Cerf e Bob Kahn nos EUA, nos anos 70.

O CERN dispõe de um acelerador de partículas com 43 km de comprimento? O acelerador de partículas (LHC) é um anel de 27 km de circunferência, localizado a 100 metros de profundidade, sendo possível obter mais detalhes no site do LHC.

O CERN dispõe de um avião espacial X-33? Não!

Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.

“ANJOS E DEMÓNIOS" (I) ÍCONES DO SÉCULO (XLV) – 1985 – JAMIE LEE CURTIS

2 comentários Add your own

  • 1. Laranja com Canela  |  12 Setembro, 2005 às 9:44 pm

    Gostei de ler ambos os livros de Dan Brown. Fiquei um pouco desiludida com Anjos e Demónios porque a estrutura é idêntica ao Código Da Vinci, que li primeiro. Apesar de todas as polémicas que o “Código da Vinci” suscitou, o livro é um excelente ponto de partida para querer saber mais sobre Da Vinci, sobre alguns monumentos, sobre a figura de Newton, entre outros aspectos. “Anjos e Demónios”, fala-nos de física, dos Iluminatti, permite-nos viajar pela cidade do Vaticano e assitir à escolha de um novo Papa. Os livros de Dan Brown “agarram-nos” desde o primeiro capítulo.Queremos rapidamente chegar ao fim do romance, para perceber e desvendar todos os mistérios. São romances.Apenas romances. A verdade, cabe-nos a nós descobrir, tal como apresenta no seu post.

    Responder
  • 2. Leonel Vicente  |  12 Setembro, 2005 às 9:49 pm

    Obrigado pelo comentário, com o qual concordo plenamente (como detalharei ao longo da semana). É importante não esquecer que se trata de romances, essencialmente ficcionais, mas que podem contribuir também para novas descobertas dos leitores.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2005
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

  • RT @Miguel_LPereira: Foi o mais talentoso futebolista português da sua geração. Personificou a bondade e humildade de um futebol a entrar n… 5 hours ago
  • RT @vasco_mendonca: Toda a gente precisa de ouvir este enorme tributo do Pedro Ribeiro ao ainda maior Fernando Chalana. Tudo dito. https://… 5 hours ago
  • RT @atadeia: Muita coisa já devia ter sido feita para acelerar processos, mas o problema da justiça não é exclusivo do futebol e seria irre… 6 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: